[GTER] IPv6 na Embratel

Humberto Galiza humbertogaliza at gmail.com
Fri Jul 12 22:08:44 -03 2013

Oi Roberto, boa noite!

Nossos dns autoritativos já estão rodando em v6. Nosso secundário já tinha
suporte também ao v6 (fica em outro AS). Os recursivos e iterativos também
já resolvem v6 tranquilamente.

> ns1.trt5.jus.br
Address:  10.1.1.1

Não é resposta autoritativa:
Nome:    ns1.trt5.jus.br
Addresses:  2801:80:360:3::26
          177.87.100.26

No entanto ainda não publicamos nenhum recurso em v6 devido a outras
questões que apareceram (leia-se: implantação do PJE na capital agora em
agosto...) e houve uma mudança no escalonamento de tarefas da equipe.

Na rede interna, a rede de visitantes (wireless) já está operando em pilha
dupla (atribuição de endereços via SLAAC), e a navegação já é perfeitamente
possível nos dispositivos que tem suporte ao protocolo. A interconexão v6
nacional da embratel é praticamente nula (http://bgp.he.net/AS4230#_peers6);
sentimos muito isso quando estamos navegando em v6...espero que com a
entrada da Oi isso possa melhorar.

A disponibilização dos serviços publicamente acessíveis (www, e-mail, etc)
deverá ser feita apenas após mais alguns membros da equipe tomarem o
treinamento do NIC.BR ou da Escola de Redes da RNP. Já solicitamos recurso
para esse treinamento, mas infelizmente ainda não houve dotação
disponível...

Existem algumas questões técnicas que precisam ser tratadas também, como
por exemplo a atribuição de endereços (a versão do servidor dhcp q temos
ainda não dá suporte - e atendemos todo o estado da Bahia), filtro de
conteúdo web (problemas com software tbm), equipamentos de rede obsoletos
(nosso core é enterasys, e o parque de um modo geral é muito heterogêneo),
etc, que ainda não sabemos como resolver e poderão impactar na implantação
do protocolo devido principalmente à dificuldade em se trocar equipamentos
e adquirir software em um órgão público.

Não temos muito coisa ainda, mas espero, assim que pularmos o olho do
"furacão PJE", expandir o v6 para o restante da rede.

Abs, e boa sorte na licitação de vocês!

Humberto Galiza