[GTER] Dúvida RouterOS v6.1

Marcelo Gondim gondim at intnet.com.br
Thu Jul 4 08:38:09 -03 2013

Em 02/07/13 14:44, Rubens Kuhl escreveu:
> Tivemos uma CCR 1036 aqui para testes de PPPoE server e foram inúmeros
>>
> Equipamentos com algum tipo de apoio de SoC especializado ou NP (Network
> Processor), como o ERL-3 da UBNT e o CCR 1036 da Mikrotik, dificilmente vão
> ser plataformas interessantes para servidor PPPoE, pois terminação PPPoE
> não é feita no fast path. Se o processamento de CPU for suficiente e o
> software atender suas necessidades até pode ser usado, mas não será na
> performance que roteamento atingiria.

Rubens depois de anos usando RouterOS em concentradores PPPoE a
conclusão que cheguei e que funciona hoje para nós aqui é a seguinte:
Não importa o poder de processamento que se tenha no hardware commodity
ou RB, nós aqui tínhamos concentradores com 2000, 3000 assinantes online
em cada uma das 4 cidades que atendemos. Processamento dos servidores
ficavam em no máximo 40%. Mesmo assim os RouterOS travavam em algum
momento, davam algum tipo de problema que nos obrigava à reiniciar o
sistema e isso era no mínimo 2 vezes no mês. A Mikrotik mesmo mandando
os logs não resolvia. O problema não é processamento no RouterOS é
quantidade de assinantes pendurados e provavelmente alguma
característica de tráfego. Hoje nós temos servidores e RBs como a
1100AHx2 segurando no máximo entre 500 e 700 assinantes simultâneos,
distribuídas por bairros praticamente, e acabaram-se os problemas.

Passar à ter novamente equipamentos com maior quantidade de assinantes
no PPPoE somente se fosse usar um Juniper MX5 com licença para 16000
conexões PPPoE ou melhor eu ter que ter um MX5 em cada cidade com
licença para 4000 assinantes e pelo menos mais 1 MX5 de backup.

Grande abraço,