[GTER] RES: BGP full com 2 Operadoras

Henrique Mattos henrique at stable.com.br
Thu Jan 24 15:33:00 -02 2013

Em 24 de janeiro de 2013 10:23, Jacques de Beijer <
jacques.beijer at unimedbelem.com.br> escreveu:

> Henrique,
>
> O que não estou aceitando é a saída do commando abaixo:
> [xyz at xyz] > ip route print count-only where active
> received-from=EMBRATEL-Full
> 0

A questão é que você esta tentando fazer uma coisa e usando outra.
Nunca você terá mais do que 1 rota ativa para o mesmo destino, a não ser
que faça filtros para isso.
Elas não são escolhidas por algum critério definido em seu roteador.
Se você tiver 2 rotas ATIVAS para o mesmo destino ativas o que vai ocorrer
???

> É muito estranho receber 416343 e nenhuma dela ser escolhida!
> As rotas que a sessão full com a Embratel nos manda, não estão
> sumarizadas, entretanto nenhuma foi para a fib.
> Sim, Estou recebendo quase 900k de rotas pelas 3 sessões. A quantidade de
> rotas está normal, este não é o ponto!

Não é estranho é normal, o BGP não faz nada do que não seja configurado
para fazer.

> Uso o WHERE ACTIVE, pois o que me importa no momento é o que está na
> tabela forward

Se você quer escolher a rota da EBT como ativa você deve informair isso no
seu roteador.

Vamos ao que interessa, pelo que percebi esta te faltando a RECEITA do bolo.

Definindo a preferencia das rotas:
routing filter add chain=EMBRATEL-Full-in invert-match=no action=accept
set-bgp-local-pref=90
routing filter add chain=Oi-Full-in invert-match=no action=accept
set-bgp-local-pref=80

Configurando os peers para passarem pelo filtro:
routing bgp peer set EMBRATEL-Full in-filter=EMBRATEL-Full-in
routing bgp peer set Oi-Full in-filter=Oi-Full-in

Pronto isso vai fazer com que o PESO da rota da EBT seja maior do que o da
Oi.
Automaticamente as Rotas da EBT ficarão ativas, mas ai vai se inverter a
coisa, as rotas da Oi estarão inativas

Caso quera manter as rotas para o mesmo destino ativas em ambras, é
necessário criar critérios de o que vai passar para uma ou para outra....

*************

Exemplo: (Adoro o video do GoogleFiber)
Objetivo: Chegar ao Mercado
Usando um carrinho Azul:
Para chegar no mercado você tem 2 pontes, uma se chama EBT e a outra se
chama Oi.
1°: Escolhe se a ponte e chega se ao Objetivo:
2°: Corta o Carrinho Azul ao Meio e manda cada matade por uma Ponte, e
torce para que no Mercado alguém cole esse carro novamente.
Mas em resumo não tem como chegar no Mercado com o mesmo carro usando as 2
pontes ao mesmo tempo.
As pontes (ROTAS) ficam ativas apenas por uma Ponte ou por outra, nunca nas
2 pontes.

Objetivo: Chegar ao Mercado:
Usando 2 frotas de carros, uma vermelha e outra azul.
Para chegar no mercado você tem 2 pontes, uma se chama EBT e a outra se
chama Oi.
1° Escolhe se a ponte ( no seu caso a Oi "where active"). Isso pode gerar
um gargalo, pois todos devem usar a mesma ponte que foi escolhida pelo
operador da ponte.
2° Cria se uma regra onde os carros azuis vão usar a ponte da EBT e os
vermelhos vão usar a ponte da Oi.
Operador da ponte direciona o trafego da vermelha para a Oi e o trafego da
azul para a EBT.
Pronto agora as 2 ficam como ATIVAS. Só que com regras !!!

*****

Exemplo com tubulação de água e esgoto.
Bem melhor deixar esse para outra oportunidade pois se errar na escolha da
rota do esgoto pode ocorrer de eu acabar tomando merda na torneira.