[GTER] RES: Traffic Shaping NET Virtua

Rafael Henrique Faria rafaelhfaria at cenadigital.com.br
Thu Jan 24 09:53:49 -02 2013

2013/1/24 MrGuga <mrguga at gmail.com>

> Não tenho do que reclamar, nunca nem desconfiei de shaping. Mas tenho uma
> placa de rede (que liga no modem da NET) que depois de um tempo ligada fica
> lenta.  dando ifdown e ifup resolve o problema... bem sinistro, sera que
> pode ser do modem o problema?
> Preciso comprar uma outra baratinha pra testar.

Esse parece ser um problema do Cable Modem da NET. Comigo ocorre o mesmo.
Porém o CM não está ligado em um micro, mas em um router TP-Link com um
OpenWRT.

E é o mesmo comportamento, depois de um tempo de uso da conexão FULL
(usando toda a banda) a banda vai caindo... caindo... caindo... até que
para de responder. Mas o estranho é que se eu tento conectar no modem, e
realizar testes de Flood Ping contra ele, a velocidade chega próxima aos
100mbits/s da interface.

Mas se eu dou um ifdown/ifup na interface do Router com o CM, a conexão
volta a funcionar com toda a banda novamente.

O que eu fiz, foi um programa que vai realizando testes de perda de pacotes
entre o router e o gateway entregue pelo DHCP, e quando ele percebe uma
única perca, ele roda o ifdown/ifup. Depois disso, nunca mais nem precisei
acessar o modem. Mas apenas para saber o que acontece, eu fiz ele gravar em
um log cada vez que ele faz isso. E tem dias que passa de 40 vezes... mas
no uso nem é percebido, pois no máximo é perdido uns 5 pacotes enquanto a
interface cai e sobe, e nem o IP eu perco, continua o mesmo.

Nunca encontrei a razão do pq isso ocorre. E muito menos uma explicação da
NET. Só sei que isso ocorre quando você fica muito tempo próximo dos
10mbit/s. Não sei se é o modem que acaba se perdendo com o tempo, ou se é a
outra ponta. Mas sei que algo realmente acontece.

> consigo

Rafael Henrique da Silva Faria