[GTER] Roteador ou Switch L3
Paulo Henrique
paulo.rddck at bsd.com.br
Thu Feb 28 16:40:44 -03 2013
Em 28 de fevereiro de 2013 15:01, Rubens Kuhl <rubensk at gmail.com> escreveu:
> > Argumento técnico, por acaso o seu gestor tem conhecimento suficiente
> para
> > questionar o uso correto da tecnologia ? se tem o que você está fazendo
> ai
> > ? quem vai administrar será você, quem vai ter que correr para resolver
> pau
> > de switch que está em 100% de processamento por que esta fazendo muito
> mais
> > é você. tem
>
> Me pareceu que o gestor deste caso está buscando a solução que gera o
> melhor retorno para a empresa, não o que o profissional gosta mais de
> usar...
>
>
> Rubens
> --
> gter list https://eng.registro.br/mailman/listinfo/gter
>
Concordo Rubens, a questão é que tem muito manda chuva que não sabe a
diferenças e premissas, e acaba optando por uma solućão onde o responsavel
mesmo pela operação tem menor capacidade técnica, acontece frequentemente.
Normalmente o gestor ( manda chuva ) fala que é para ser feito por switch
por que o custo/beneficio de porta é atraente, mais pede para fazer algo
que só um roteador conseguiria fazer com qualidade, ao passar um tempo a
coisa começa a descambar para verdadeiros milagres e sobra para o
responsavel pela operação se matar devido a decisão do gestor para arrumar
a caca.
Eu mesmo tenho um exemplo, vivido na pele no passado.
Sempre levantei servidor com hardware da Dell, contudo o orçamento acaba
sendo um pouquinho mais caro, passei um orçamendo da Dell que devido a
valor não foi aprovado pelo cliente, depois de um tempo a solução de
hardware/software que o "gestor fdp" passou ao custo de 50% mais barato
para o cliente começou a apresentar problemas, acabou sobrando para o
responsavel pela operação gerir e resolver problemas que nem eram para
existir se os requerimentos técnicos fossem encarados de modo correto. E
infelizmente eu trabalho com FreeBSD e apenas FreeBSD, não faço nada com
linux ou OpenBSD ou mesmo Windows, se o gestor quer economia ou usar o
sistema da preferencia dele, então é uma otima oportunidade para me demitir
e contratar quem trabalha com a solução dele, o custo de aprendizagem e
especialização em um sistema é muito alto para obter um retorno muito
pequeno que muitas vezes acaba acontecendo.
É sobre essas premissas que trabalho, pois quando der problema quem vai ter
dor de cabeça será eu e não o gestor.
Em resumo, melhor não inventar, pois cada equipamento tem seu nincho e
motivos para existir, tem adaptações que funciona bem, contudo levar
relação de custo/beneficio de aquisição como se fosse custo total de
operação acaba por trazer sempre problemas a longo prazo.
--
:=)><(=:
By NoRm4nD
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