[GTER] Desvio de trafego de transito pelo PTT

Andrez eduardo.andrez at gmail.com
Thu Feb 28 10:45:39 -03 2013

2013/2/27 Henrique de Moraes Holschuh <hmh at hmh.eng.br>:
> (a) é algo que deve quase sempre ser feito, (b) é inevitável em terras tupiniquins, e (c) é o caso geral que devemos tentar minimizar.  A vantagem de ter regras para (a) e (b) é permitir que qualquer uma das partes, sob determinadas condições, possa retirar o filtro, mesmo que não tenha sido a parte que pediu a colocação do filtro...
>
> É bem capaz do NOC do PTT já esteja operando com regras parecidas com essas, só porque não estão escritas em lugar nenhum não significa que não existam...

Ok. Bem mais legal se isso for público e beeeem definido. Melhor para
participantes e para o NOC do PTT já que evitam conversas repetitivas
e desnecessárias principalmente para o NOC do PTT.

> Lembrando que, como foi exposto por Christian, a interação entre filtragens unilaterais feitas pelos participantes de PTTs com outras filtragens em redes de terceiros (contrastando com a filtragem feita pelo route-server do ATM) podem causar indisponibilidades locais (em geral, se você opera sem rota default ou utiliza filtros uRPF, precisa ter muito cuidado com filtragens).  É importante realizar o depeering da forma correta (no route-server).

É.... casos estranhos acontecem mas não acontecem só nos PTTs e nem só
por causa dos PTTs. Cada AS tem que ter condições de conviver na
Internet ( assumindo que os PTTs são parte dela ) e ficarmos tentando
fazer da forma perfeita e que não dê chance para que o outro
participante faça besteira é complicado...... Quanto mais leigo mais
"hacker" o cara é.

Algo como o "governo guardar para mim meu seguro desemprego porque se
for demitido eu morro de fome"...... eu prefiro que esse dinheiro
fique comigo quando eu for demitido eu me viro. A diferença é que no
caso do seguro desemprego o cara não prejudica ninguém além dele ( na
teoria ). O comparativo é ruím mas com boma vontade deve da pra
entender.

--
Atenciosamente.