[GTER] Nagios ou Zabbix

Christian Lyra lyra at pop-pr.rnp.br
Mon Feb 4 20:53:07 -02 2013

Caros,

Meus dois cents:

Durante muito tempo eu usei o GNU Mon. Facil de usar, confiavel mas toco
duro, sem interface web, etc. Dai começamos no serviço o processo de
substituição por "algo melhor". E ficamos nessa mesma dúvida de nagios x
zabbix e acabamos optando pelo zabbix. Eu acho o "engenho" de testes do
zabbix melhor porque ele detecta mais rapido as falhas. Tudo que falaram do
zabbix é verdade, mas, (tudo tem um "mas") algumas coisas não são bem como
aparecem na propaganda. Então para temperar um pouco a dicussão, algumas
observações:

- configuração web: legal... ótimo quando vc precisa adicionar um ou dois
itens, mas quando vc precisa mexer em 20 ao mesmo tempo, dá-lhe clique. Com
uma configuração texto e suporte a templates vc faz a mesma coisa na metade
do tempo. Considere uma questão de gosto, mas texto é mais facil
automatizar do que cliques.

- suporte a mapas: os do nagios são automáticos. Dá para usar o nagvis e
fazer gráficos bem bonitinhos, mas só com o nagios vc tem um gráfico direto
da caixa e com a topologia da sua rede.

- dependências: o zabbix até tem, mas são complexas. No nagios vc diz que A
é pai de B, então se A morre, o Nagios não vai te enviar um zilhão de
alertas porque os serviços de B cairam!

- Host/Serviço: isso pode ser uma vantagem ou uma desvantagem... vai do
gosto do fregues. Se A tem 20 serviços, vc prefere receber um alerta que A
caiu ou que os 20 serviços pararam de funcionar?

- Alerta orientado ao contato: Fulano prefere receber sms durante o horario
não-comercial e email durante o horario comercial. Essa configuração no
nagios é feita na configuração do Fulano, e não do trigger (zabbix).

A lista continua, essas foram as que lembrei agora :-). Por fim, mais do
que as features, eu vejo muita diferença na "filosofia" ou modo de
funcionamento de cada sistema. IMHO o do nagios faz mais sentido.

Christian Lyra
PoP-PR/RNP