[GTER] Firewalls virtuais [ERA] Metrica para Throughput

Shine eshine at gmail.com
Mon Dec 30 19:27:58 -02 2013

Mais inline. :)

Em 30 de dezembro de 2013 16:34, Renato Frederick
<renato at frederick.eti.br>escreveu:

>  Em 29 de dezembro de 2013 01:57, Renato Frederick

> Sim, mas já vi gente argumentando contra a virtualização do firewall no
> seguinte aspecto:
> Se eu tenho uma camada a mais atrás do meu O.S, fulano de tal,
> implementador do firewall "lava as mãos" pois não pode garantir a
> integridade dali para trás. e Aí começa todo o drama com a gerência e
> tal....

Por isso que falei do tal orquestrador, operacionalmente a nuvem escala
muito mais e se torna complexo operar, principalmente levando em conta a
mobilidade do meio virtual. Por isso que as ferramentas para transparecer a
rede virtual são apreciadas, pois o gestor da rede precisa de outros meios
para lidar com o overlay da rede.

>  Mas, já tive casos também de clientes que compraram hosting e todo o

> Sim, é proprietário e até onde eu pesquisei não achei furos, mas como não
> sou expert em segurança...

É, vamos deixar o assunto para quem entende de segurança neste ambiente...
:)
Mas apreciaria bastante comentários neste tópico, principalmente abordando
o framework da virtualização no contexto da rede overlay.

> Agora vamos imaginar que eu virtualizei tudo, que eu tenho em meu

> Exato, em termos de "ataque", acho que quando você tem uma estrutura só(e
> o atacante sabe disto), deve ser mais fácil comprometer, do que ter
> diversas estruturas de diversos fabricantes. Mas, de forma alguma quero
> falar que uma rede virtualizada é menos segura. Até porque não tenho nenhum
> embasamento para afirmar o que é melhor ou não!

A solução é nova, e acho que é seguro assumirmos que existem riscos
associados na inovação. Mas nem por isso vai se deixar de inovar.
"Melhor" é um termo muito relativo, como o Michel disse "cada caso é um
caso". Estamos aqui para discutir as possibilidades neste mundo novo e
agradeço pelas idéias apresentadas para reflexão. :)