[GTER] Firewalls virtuais [ERA] Metrica para Throughput

Renato Frederick renato at frederick.eti.br
Mon Dec 30 16:34:34 -02 2013

Em 30/12/13 13:39, Shine escreveu:
> Boas questões Renato!
> Acho que aqui já fica interessante a participação do GTS, porque entramos
> em um ponto de convergência entre rede e segurança.
> Vou deixar alguns comentários inline.
Opa! Realmente, pessoal da GTS pode falar com mais propriedade.

> Acho que o ponto de usar o firewall físico faz sentido para proteger um
> host de um ataque direto originado da rede externa. Mas vamos aplicar o
> princípio que as máquinas estão virtualizadas e no final das contas um host
> pode ser comprometido e assim o acesso ao hypervisor é potencialmente
> possível... aí o firewall externo não vai ajudar muito, concorda?
Sim, mas já vi gente argumentando contra a virtualização do firewall no
seguinte aspecto:

Se eu tenho uma camada a mais atrás do meu O.S, fulano de tal,
implementador do firewall "lava as mãos" pois não pode garantir a
integridade dali para trás. e Aí começa todo o drama com a gerência e
tal....

> Ah sim, vShield. Aqui falamos de proteger o vSwitch, separando os processos
> do hypervisor. Acho que é proprietário.
Sim, é proprietário e até onde eu pesquisei não achei furos, mas como
não sou expert em segurança...

> Acho que não está bem definido. Existem soluções que usam VLAN mas existem
> também soluções que usam túneis entre os vSW como por exemplo GRE.

> Eu entendo o seu ponto de vista, é bem mais difícil fazer um tapping do
> tráfego de uma rede física do que um virtual. No entanto, o acesso para a
> rede virtual só pode ser feito passando por VMs ou por gateways que passam
> na rede, ou seja o acesso ao vSW é parcial mesmo que o atacante acesse a
> rede por diversos VMs. Acho que o seu pensamento estava em comprometer o
> próprio vSwitch, mas isso na prática é como tentar comprometer um firewall
> [...]

Exato, em termos de "ataque", acho que quando você tem uma estrutura
só(e o atacante sabe disto), deve ser mais fácil comprometer, do que ter
diversas estruturas de diversos fabricantes. Mas, de forma alguma quero
falar que uma rede virtualizada é menos segura. Até porque não tenho
nenhum embasamento para afirmar o que é melhor ou não!

>   Mas isso é a premissa de segurança em qualquer ambiente de TI, não é?

Com certeza, isolamento é a premissa! :)