[GTER] Sugestões para início de provedor fibra

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Thu Dec 26 17:13:09 -02 2013

2013/12/26 josef mendes <jeffrey_bf at hotmail.com>

> [...]
> Fui contratado para planejar a abertura de um provedor focado no mercado
> corporativo por fibra óptica.Já li muito sobre o assunto e testei uma
> OLT/ONU da PARKS.Vi que aqui mesmo na lista existem muitas mensagens sobre
> assuntos diversos relacionados a ONUs e OLTs e métodos mais eficientes de
> autenticação mas gostaria de ter uma opinião geral sobre o inicio de um
> novo provedor. As perguntas básicas são:
> Tecnologia:GPON ou EPON? por tudo que li, estou muito mais inclinado ao
> GPON pelo fato da maior largura de banda.

A largura de banda maior do GPON frente ao GEPON é teórica. Você precisa
fazer um projeto baseado numa topologia real, estimativas realistas de
perdas e projeções realistas de vendas para vender se banda é ou não um
limitador do projeto. Raras vezes é, em geral os limites ópticos e de
market-share chegam primeiro.

Equipamentos:Melhor custo/benefício de OLT/ONU? Qual o melhor custo
> benefício? CIANET? Parks? Overtek? Huawei? Comprando qualquer uma dela,
> poderemos usar ONUs de outras marcas? alguem já usa? As ONUs são estáveis o
> suficiente para o mercado corporativo?

Com Parks é só Parks. Entre as GEPON há alguma possibilidade de uso de
outras marcas.

> Autenticação:PPOE? MAC?

 MAC. PPPoE só tem real utilidade para controle com volume de transferência
(xx MB por mês), algo que o mercado tem grande resistência, especialmente
em velocidades mais altas.

Controle de banda?

Mais importante uma estratégia de fair-sharing da banda e de priorização de
tráfego interativo do que propriamente controlar, mas como a regulamentação
define hoje garantias de banda, é bom ter algum com foco em cumprir essa
garantia.

> Qual a melhor alternativa para termos flexibilidade? se quisermos limitar
> por número de sessoes, ou limite de tráfego etc.

Limite de sessões independente do método de autenticação. Limite de tráfego
sim é mais simples com PPPoE.

> Link:ligar ou não ligar no PTT-SP ? por se tratar de trafego
> essencialmente corporativo, vale a pena?

Eu já trabalhei num operador com foco corporativo, apesar de ter tráfego
residencial vinda de uma aquisição, e mesmo o tráfego corporativo tinha
grande ganho no PTT-SP.

> 260 reais/MB é um valor aceitável para um link entregue no sul de MG por
> fibra optica? temos vários outros que entregam por rádio, mas nao estamos
> considerando essa opção...

Porque não ter ambas as tecnologias para maior diversidade ?

> a OI ofereceu 50MB a 35.000,00/mes ou 700 reais/mb.

Você ter conseguido uma proposta da Oi já foi um milagre.

> Linhas de crédito para provedores:Existem linhas de créditos específicos
> para fomentar provedores?

Além das linhas não específicas mas viáveis como FINAME e cartão BNDES,
existem linhas específicas como a da Comba, mas que vem com amarras a
utilizar os produtos deles.

Rubens