[GTER] Sugestões para início de provedor fibra

josef mendes jeffrey_bf at hotmail.com
Thu Dec 26 16:28:58 -02 2013

Srs - boa tarde - primeiramente feliz natal e um ótimo 2014 para todos nós.
Fui contratado para planejar a abertura de um provedor focado no mercado corporativo por fibra óptica.Já li muito sobre o assunto e testei uma OLT/ONU da PARKS.Vi que aqui mesmo na lista existem muitas mensagens sobre assuntos diversos relacionados a ONUs e OLTs e métodos mais eficientes de autenticação mas gostaria de ter uma opinião geral sobre o inicio de um novo provedor. As perguntas básicas são:
Tecnologia:GPON ou EPON? por tudo que li, estou muito mais inclinado ao GPON pelo fato da maior largura de banda.
Equipamentos:Melhor custo/benefício de OLT/ONU? Qual o melhor custo benefício? CIANET? Parks? Overtek? Huawei? Comprando qualquer uma dela, poderemos usar ONUs de outras marcas? alguem já usa? As ONUs são estáveis o suficiente para o mercado corporativo?
Cabeamento:Marcas de cabos opticos? splitters? máquinas de fusão? Power meters?
Autenticação:PPOE? MAC?
Controle de banda?
Qual a melhor alternativa para termos flexibilidade? se quisermos limitar por número de sessoes, ou limite de tráfego etc.
Link:ligar ou não ligar no PTT-SP ? por se tratar de trafego essencialmente corporativo, vale a pena?260 reais/MB é um valor aceitável para um link entregue no sul de MG por fibra optica? temos vários outros que entregam por rádio, mas nao estamos considerando essa opção... a OI ofereceu 50MB a 35.000,00/mes ou 700 reais/mb.
Linhas de crédito para provedores:Existem linhas de créditos específicos para fomentar provedores?
Sei que o assunto é longo e agradeço antecipadamente cada contribuição.
Um abraço.Jeffrey