[GTER] Switchs IBM Networks Blade G8000

Shine eshine at gmail.com
Mon Dec 23 19:54:46 -02 2013

Acho que agregação multi chassis já virou uma necessidade na topologia de
datacenter atual. Ninguém quem mais depender de STP como mecanismo primário
de controle.

Já stack tem implicações de design. Ele tem vantagens como uma interface
central de controle, possibilidade de virtualizar o tráfego. Neste caso
seria recomendável entender como funciona o bus stacking, o hashing neste
ambiente.
Stack não escala muito horizontalmente, cedo ou tarde você terá que usar
uma conexão para um meio externo, não existem atualmente stacks de
capacidade da ordem de Terabits. Para o caso de datacenters de alta
capacidade acredito mais na abordagem com topologia CLOS neste momento.
Mas para modelos enterprise, acho que as facilidades operacionais do stack
fazem muito sentido (ganha-se no OPEX) e no final nem todos precisam de
performance tão escalar no curto-médio prazo.