[GTER] Registro.br - Dominios e denúncias

Roberto Alcântara roberto at eletronica.org
Tue Dec 17 12:21:57 -02 2013

Prezados,

Apesar de entender bem a competência do Nic.br e ter conhecimento que o
mesmo não detém "poder de polícia" e assume boa fé dos interessados no
registros de domínios, não deveria haver haveria um processo para analisar
de forma mais detalhadas domínios que hospedam extensivamente conteúdo
malicioso, sem real conteúdo?

Por exemplo, os domínios do ID XMINF , como estes:

http://mercadoalmeida.com.br/imagem/
http://alinemoraiss.com.br/Foto.zip
http://www.swingdanado.com.br/a

são claramente intencionados para manter conteúdo malicioso. Como (acredito
eu) a maioria desses registros devam usar um CPF falso (e isso sim
infringiria a resolução do NIC, possibilitando o cancelamento), não seria o
caso de haver um procedimento de verificação quando *sob suspeita* um
determinado ID, por exemplo, com a solicitação de cópia dos documentos?

Pergunto isso porque abri um chamado no abuse sobre este caso e basicamente
a resposta foi "não somos responsáveis pelo conteúdo. O CPF bate com o nome
fornecido pela receita federal" (de forma muito ágil e polida, diga-se de
passagem).

sds,

 - Roberto

ps.: sim, eu sei que existem outros caminhos nos hosting para denúncias, o
que já foi feito. Parte dos domínios deste ID inclusive já estão suspensos
pelo hosting (ou dos domínios para onde esses links redirecionam para
baixar).