[GTER] Perda de pacotes com enlaces COMBA FOS+

Francisco Neto fjbvneto at gmail.com
Tue Dec 10 19:30:05 -02 2013

Bom, claro que vão aparecer bons comentários de uso, é provável.

Mas, eu também posso testemunhar que tive de fato e registrado péssimas
experiências com o rádio (FOS 300 + antenas de 1.2m, radioenlace de 9.8km
... radioenlace) fica com bons níveis de sinal no radioenlace mas o
desempenho do radioenlace sob alta requisição/demanda é muito ruim, também
observei baixo desempenho em conexões orientadas e tive além disto
(usamos/testamos/fomos cobaia da Comba) há aproximadamente 2 anos,
particularmente fui contra (de rádio, também inicialmente sou a favor da
plataforma da Motorola e agora Ericsson TNR4 que temos excelentes
experiências, totalmente contrárias a com comba). Tive quedas do
radioenlace por defeito na ODU/Unidade FOS... 'defeitos de firmware'...
falta de modulação adaptativa (Quando tive o desprazer de usar, para o
retrabalho de migrar para Ericsson TN-R4) este bixo não tinha suporte a
modulação adaptativa e modulava até 256QAM...

De qualquer forma, não recomendo seu uso, e atualmente, pelo menos para
mim, sempre que possível, ou é Ericsson TN-R4, ou Motorola PTP-800... se
bem que estou para fazer um teste com w2ibe e estou rezando para que de
tudo certo.

SDS,
----