[GTER] Perda de pacotes com enlaces COMBA FOS+

Rinaldo Vaz rinaldopvaz at gmail.com
Tue Dec 10 12:37:55 -02 2013

Rômulo,

   Os links de rádio da Comba são de qualidade muito abaixo dos rádios
licenciados de preço similar como Motorola, Ceragon e outros. A experiência
que tive com esse fabricante nos últimos anos foi a pior possível. Os
problemas iam desde perdas de pacotes, desempenho muito baixo em conexões
TCP até mesmo interferência sofrida por links em sub-canais diferentes.

   A sugestão do suporte da Comba de aumentar o tamanho das antenas é bem
comum, mas o que resolveu de verdade no meu caso foi trocar o FABRICANTE
mesmo, inclusive mantive as antenas da Comba com o rádio Mororola PTP-800 e
o problema foi solucionado definitivamente, o que demonstrou que as antenas
da Comba são boas, porém o rádio não.