[GTER] RES: PPPoe no Mikrotik

Shine eshine at gmail.com
Fri Dec 6 13:02:48 -02 2013

Jonatas,

Se pensarmos que o pool é local, sempre haveria um desperdício, concordo.
Mas fazendo adequadamente o dimensionamento, é possível não se desperdiçar
muito.
Penso que em contingências fora da média diária poderia ser utilizado
alguns pools de rodízio, que seriam comuns em todos os sites e alocados
conforme o esgotamento dos pools de rede pelo atributo do Radius. Esses
pools teriam então rotas sumarizadas nos sites e anunciadas por algum
protocolo de roteamento, acredito que por ser link-state, OSPF seja a
melhor alternativa.
Concordo que o OSPF fica onerado quando carregado com rotas curtas (/32) e
frequentes mudanças de links, mas acho que no caso de trabalhar excedentes
de tráfego ocasionais, funcionaria bem para anunciar blocos menores que
contingenciem esse excedente.

O maior trabalho é trabalhar a base do Radius para que ele saiba quais
pools foram alocados para não enviar um atributo framed-pool que já tenha
sido usado. Isso depende de cada implementação do radius.
Também não sei se MK suporta framed-pools ou pools múltiplos, recomendo
verificar.