[GTER] RES: Radios CERAGON perdendo pacotes
Vinícius Garcia
lgarcia.vinicius at gmail.com
Mon Dec 2 15:27:59 -02 2013
Bacana, vou pedir para aumentarem a próxima vez que forem no local.
Em 2 de dezembro de 2013 13:39, Rinaldo Vaz <rinaldopvaz at gmail.com>escreveu:
> Vinicius,
>
> Aqui todos os Ceragon estão entre 52~53v no campo: "Voltage input
> (Volt)".
>
> Abs
>
>
> Em 2 de dezembro de 2013 11:39, Vinícius Garcia
> <lgarcia.vinicius at gmail.com>escreveu:
>
> > Rinaldo,
> > Ainda estamos impossibilitados de realizar testes com o enlace
> desligado, é
> > um local critico. Tentarei alguma janela ainda essa semana para realizar
> os
> > testes assim. Mas descartado problemas de interferência não está, porém
> > ressalto que o problema ocorreu em 2 enlaces que estão em locais bem
> > distintos e cidades diferentes.
> >
> > Não há alertas nem log de Radio sgnal degrade.
> >
> > Também estamos acompanhando a temperatura e tensão da fonte, que
> permanecem
> > inalteradas a qualquer momento do dia (pois os mesmos estão dentro de
> sala
> > refrigerada). Porém, a tensão mencionada na IDU é de 46 volts, e o
> > retificador em 48 volts. Acham que está baixa?
> > Na outra ponta indica 52v.
> >
> >
> >
> >
> > Em 2 de dezembro de 2013 09:45, Rinaldo Vaz <rinaldopvaz at gmail.com
> > >escreveu:
> >
> > > Vinícius,
> > >
> > > Você já descartou totalmente a possibilidade de Interferência? Caso
> > não
> > > desligue o rádio remoto e observe a informação em:
> > >
> > > | Main View>Configuration>Radio>Radio Parameters>Status Parameters:
> > > Rx level (dBm) ... MSE (dB) ...
> > >
> > >
> > >
> > >
> > >
> > >
> > >
> > > Verifique se com o rádio remoto desligado ainda há sinal nos campos
> > acima e
> > > repita o processo nos dois.
> > >
> > > Há algum alarme ativo no menu:
> > >
> > > | Main View>Faults>Current Alarms ?
> > >
> > >
> > > Há mensagens "Radio signal degrade" no Event Log?
> > >
> > >
> > > Abs
> > >
> > >
> > >
> > > Em 1 de dezembro de 2013 21:43, Vinícius Garcia
> > > <lgarcia.vinicius at gmail.com>escreveu:
> > >
> > > > Caro Joel, você havia já me perguntado se entrei em contato com o
> > suporte
> > > > da CERAGON em off da lista e você me ofereceu também um plano de
> > > pagamento
> > > > de Suporte. Como respondi a você mesmo, eu entrei sim em contato,
> > > > analisaram por 2 dias (com apenas 2 feedback do suporte) e depois
> nunca
> > > > mais recebi uma resposta.
> > > > Quero vender os enlaces pela falta de suporte e esses problemas que
> > tive
> > > > nos 2 enlaces que tenho. Só ainda não fiz isso pois estamos
> adquirindo
> > um
> > > > novo enlace de outra marca para substituir o enlace que ainda me
> resta
> > > (um
> > > > já retirei de operação). Infelizmente é muito complicado contar com
> > > vocês.
> > > > O problema não é Banda pois não estamos passando de 80% da capacidade
> > do
> > > > enlace.
> > > >
> > > > Repito tambem que sem trafego o rádio perde bem menos pacotes (1%),
> mas
> > > > perde. COm pouco trafego (30% da capacidade), começa as perdas
> maiores.
> > > >
> > > > Pessoal, por todos testes que fizemos, fica nítido que o problema é
> no
> > > > wireless do enlace mesmo. De ambos os lados, até as IDU não temos
> perda
> > > > alguma, trafegou via wireless, tem de 3 a 5% de perdas. As perdas são
> > em
> > > > qualquer pacote, não só ICMP, pois tenho problemas em aplicações em
> > tempo
> > > > real também.
> > > >
> > > > 1° Falha em uma GBIC.: está no UTP e nos testes, o problema é na
> > wireless
> > > > mesmo.
> > > > 2° Temperatura Excessiva no gabinete onde abriga a IDU: é algo que
> > ainda
> > > > não conferi, porém só se estiver tendo problemas na IDU, devido ao
> > mesmo
> > > > estar em rack e com ar condicionado na sala.
> > > > 3° Defeito em uma fonte de alimentação oscilando: preciso verificar
> > > direito
> > > > também, porem o novo enlace de outra marca está usando a mesma fonte
> > que
> > > o
> > > > enlace CERAGON usava. Essa semana testaremos isso.
> > > > 4° Desalinhamento da Antena: tudo leva a crer que não, pois
> > > > todos parâmetros wireless estão perfeitos dentro das IDU.
> > > >
> > > > Gostaria de deixar claro que meu intuito não é denegrir a imagem da
> > > empresa
> > > > CERAGON, mas sim tentar resolver o meu problema que o Suporte dessa
> > mesma
> > > > empresa ainda não conseguiu, tirando a atenção que não nos deram e
> > nunca
> > > > nos dão (não é o primeiro problema que tivemos com o suporte).
> > > >
> > > > Obrigado a todos que estão acompanhando meu problema. Caso tenham
> mais
> > > >
> > > >
> > > > Em 1 de dezembro de 2013 16:50, Rodrigo Augusto
> > > > <rodrigo at 1telecom.com.br>escreveu:
> > > >
> > > > > Ja tive interferencia ate mesmo no cabo de rede , havia trocado
> cabo,
> > > > > cat5, cat6, blindado , todos os tipos e nada... Se plugasse no
> radio
> > em
> > > > lab
> > > > > com o mesmo cabo ficava normal.
> > > > > Trocamos por fibra e pronto
> > > > >
> > > > > Enviado via iPhone
> > > > > Grupo Connectoway
> > > > >
> > > > > > Em 01/12/2013, às 12:39, Henrique Mattos <henrique at stable.com.br
> >
> > > > > escreveu:
> > > > > >
> > > > > > Eu faria o seguinte teste bem simples.
> > > > > >
> > > > > >
> > > > > > Teste na interface Fisica lado A
> > > > > > <note> ping <ceragon A>
> > > > > > <ceragon A> ping <note>
> > > > > >
> > > > > > Teste "Wireless"
> > > > > > < ceragon A > ping < ceragon B>
> > > > > > < ceragon B > ping < ceragon A>
> > > > > >
> > > > > > Teste na interface Fisica lado B
> > > > > > <note> ping <ceragon B>
> > > > > > <ceragon B> ping <note>
> > > > > >
> > > > > > Acho que assim fica mais facil de voce achar exatamente onde esta
> > > > > > ocorrendo a perca.
> > > > > >
> > > > > >
> > > > > >
> > > > > > Já tive problemas de perca de pacotes por 4 motivos externos aos
> > > > > equipamentos:
> > > > > > 1° Falha em uma GBIC.
> > > > > > 2° Temperatura Excessiva no gabinete onde abriga a IDU
> > > > > > 3° Defeito em uma fonte de alimentação oscilando
> > > > > > 4° Desalinhamento da Antena
> > > > > >
> > > > > >
> > > > > > Henrique Mattos
> > > > > > henrique at stable.com.br
> > > > > > +55 99 8197-7480
> > > > > > +55 99 8806-9500
> > > > > >
> > > > > >
> > > > > >
> > > > > >
> > > > > >
> > > > > > Em 28 de novembro de 2013 14:52, Vinícius Garcia
> > > > > > <lgarcia.vinicius at gmail.com> escreveu:
> > > > > >> Senhores,
> > > > > >>
> > > > > >> até agora nada da Ceragon nos ajudar, alguém mais tem algum
> norte
> > > para
> > > > > nos
> > > > > >> dar? Verificamos de tudo e nada resolve e não queremos ter que
> > > vender
> > > > > mais
> > > > > >> esse enlace da ceragon.
> > > > > >>
> > > > > >> Obrigado.
> > > > > >>
> > > > > >>
> > > > > >> Em 18 de novembro de 2013 14:12, Vinícius Garcia <
> > > > > lgarcia.vinicius at gmail.com
> > > > > >>> escreveu:
> > > > > >>
> > > > > >>> Verificamos e a modulação está auto tanto no switch quanto nas
> > > IDUs.
> > > > > >>>
> > > > > >>> Um dos enlaces, trocamos por outra marca e resolvemos o
> > problema, o
> > > > que
> > > > > >>> confirma que o problema está nos Ceragon mesmo.
> > > > > >>> Tentaremos ligar o que vai voltar pra cá na bancada e fazer os
> > > testes
> > > > > >>> assim. Infelizmente o enlace que sobrou está com o problema e
> > > estamos
> > > > > sem
> > > > > >>> respaldo do suporte da ceragon, estão nos oferecendo o contrato
> > de
> > > > > suporte,
> > > > > >>> o que creio que também não adiantaria nada.
> > > > > >>>
> > > > > >>> Estamos a cada dia mudando algumas coisas na IDU para ver se
> > > resolve,
> > > > > pois
> > > > > >>> tudo parece que quando começa o trafego, ele começa as perdas
> de
> > > > > pacotes.
> > > > > >>> Porém, estamos bem em cima para que não ocorra picos
> momentâneos,
> > > > > passando
> > > > > >>> da capacidade do rádio, estamos sempre trabalhando com esses
> > picos
> > > em
> > > > > até
> > > > > >>> 90% da capacidade.
> > > > > >>>
> > > > > >>>
> > > > > >>> Em 14 de novembro de 2013 20:10, Douglas Fischer <
> > > > > fischerdouglas at gmail.com
> > > > > >>>> escreveu:
> > > > > >>>
> > > > > >>> Existe possibilidade(off hours ou algo assim) de um teste
> > > > > desabilitando o
> > > > > >>>> circuito?
> > > > > >>>>
> > > > > >>>> Espeta o link direto em duas máquinas e faça alguns testes
> com o
> > > > > iperf.
> > > > > >>>> Principalmente alterando os tamanhos dos pacotes.
> > > > > >>>>
> > > > > >>>>
> > > > > >>>> Em 14 de novembro de 2013 11:09, Vinícius Garcia <
> > > > > >>>> lgarcia.vinicius at gmail.com
> > > > > >>>>> escreveu:
> > > > > >>>>
> > > > > >>>>> Fernando,
> > > > > >>>>>
> > > > > >>>>> Nivelação de sinal: -49/-50.
> > > > > >>>>> Estamos utilizando modulação em 128 QAM em um Enlace e no
> outro
> > > 256
> > > > > QAM.
> > > > > >>>>> MSE: -34.70
> > > > > >>>>> Sobre o ACM nosso rádio quase não esta atuando com ACM, pois
> o
> > > > mesmo
> > > > > >>>> esta
> > > > > >>>>> totalmente estável
> > > > > >>>>> Utilizamos porta Elétrica
> > > > > >>>>> Switch TP Link (Trocamos de modelo já o switch pois
> acreditamos
> > > que
> > > > > >>>> podia
> > > > > >>>>> ser esse o problema) e não perde nada em outros equipamentos
> > > > ligados
> > > > > >>>> nesses
> > > > > >>>>> switchs.
> > > > > >>>>>
> > > > > >>>>> Obrigado.
> > > > > >>>>>
> > > > > >>>>>
> > > > > >>>>> Em 13 de novembro de 2013 16:24, Fernando Simões Bento
> > > > > >>>>> <fernando at js2.com.br>escreveu:
> > > > > >>>>>
> > > > > >>>>>> Vinicius,
> > > > > >>>>>>
> > > > > >>>>>> Já passei por este problema. O que causava a perda de pacote
> > > era o
> > > > > >>>> pico
> > > > > >>>>> de
> > > > > >>>>>> consumo e não a média de trafego. Se você enviar os logs
> seria
> > > > > >>>>>> interessante.
> > > > > >>>>>>
> > > > > >>>>>> Outros fatores que podem causar o sintoma:
> > > > > >>>>>>
> > > > > >>>>>> - Níveis de sinal degradados. ( qual o nível de sinal RX e
> > qual
> > > > > >>>> modulação
> > > > > >>>>>> está sendo utilizada)
> > > > > >>>>>> - Interferência (Verificar o BER)
> > > > > >>>>>> - ACM ativo (de repente você visualiza seu radio com uma
> > > > determinada
> > > > > >>>>>> modulação e acredita que tenha desempenho sobrando e quando
> > > > ocorre a
> > > > > >>>>> perda
> > > > > >>>>>> de pacote houve atuação do ACM.
> > > > > >>>>>>
> > > > > >>>>>> Enfim, somente com estes dados podemos ter uma ideia. Quanto
> > > mais
> > > > > >>>>>> informação
> > > > > >>>>>> melhor.
> > > > > >>>>>>
> > > > > >>>>>> Outro detalhe estão nas portas. Você utiliza fibra ou
> > elétrica?
> > > > > >>>>>>
> > > > > >>>>>> Se for elétrica qual o switch está sendo utilizado?
> > > > > >>>>>>
> > > > > >>>>>> Fernando Bento
> > > > > >>>>>>
> > > > > >>>>>> Engenheiro de Telecomunicações
> > > > > >>>>>>
> > > > > >>>>>>
> > > > > >>>>>>
> > > > > >>>>>> 11 3080-9290
> > > > > >>>>>>
> > > > > >>>>>> 11 99517-6127
> > > > > >>>>>>
> > > > > >>>>>> R. Independência, 105 | Piso Térreo
> > > > > >>>>>> Vila Boa Vista - Barueri-SP | 06411-050
> > > > > >>>>>>
> > > > > >>>>>>
> > > > > >>>>>> -----Mensagem original-----
> > > > > >>>>>> De: gter-bounces at eng.registro.br [mailto:
> > > > > gter-bounces at eng.registro.br
> > > > > >>>> ]
> > > > > >>>>> Em
> > > > > >>>>>> nome de Vinícius Garcia
> > > > > >>>>>> Enviada em: quarta-feira, 13 de novembro de 2013 15:57
> > > > > >>>>>> Para: Grupo de Trabalho de Engenharia e Operacao de Redes
> > > > > >>>>>> Assunto: [GTER] Radios CERAGON perdendo pacotes
> > > > > >>>>>>
> > > > > >>>>>> Pessoal,
> > > > > >>>>>>
> > > > > >>>>>> Tenho aqui 2 enlaces da Ceragon IP 10G, um de 6 e outro de 8
> > > Ghz.
> > > > > >>>>>> Ha algum tempo percebemos que tudo o que passa por esse
> enlace
> > > > perde
> > > > > >>>>>> pacote,
> > > > > >>>>>> seja Ips internos, seja externos. A média sempre está em 3%
> de
> > > > > perda,
> > > > > >>>> não
> > > > > >>>>>> importa o destino. A latência dele está ok, sempre em 0 e 1
> ms
> > > > > (testes
> > > > > >>>>>> sempre com pacotes de 50 bytes e timeout de 1000ms)
> > > > > >>>>>>
> > > > > >>>>>> Enlaces de outras marcas e mesmas frequências não perdem
> nada
> > de
> > > > > >>>> pacote.
> > > > > >>>>>>
> > > > > >>>>>> Esses rádios estão trabalhando como bridge, não faço
> > roteamento
> > > > > >>>> neles. O
> > > > > >>>>>> suporte da CERAGON falou que não tem problema algum, pois
> ele
> > > não
> > > > > está
> > > > > >>>>>> acusando nada de problema físico, porém está tropando
> pacotes
> > em
> > > > sua
> > > > > >>>> eth.
> > > > > >>>>>> Não estamos estourando a capacidade deles também.
> > > > > >>>>>>
> > > > > >>>>>> Alguém já passou por isso e poderia me dar um norte?
> > > > > >>>>>>
> > > > > >>>>>> Até o momento descarto problemas na rede, pois está provado
> > que
> > > > > >>>> somente o
> > > > > >>>>>> que passa pelos enlaces perdem (e os enlaces estão em redes
> > > > > >>>> diferentes).
> > > > > >>>>>>
> > > > > >>>>>> --
> > > > > >>>>>> Vinicius Garcia
> > > > > >>>>>> --
> > > > > >>>>>> gter list https://eng.registro.br/mailman/listinfo/gter
> > > > > >>>>>>
> > > > > >>>>>> --
> > > > > >>>>>> gter list https://eng.registro.br/mailman/listinfo/gter
> > > > > >>>>>
> > > > > >>>>>
> > > > > >>>>>
> > > > > >>>>> --
> > > > > >>>>> Vinicius Garcia
> > > > > >>>>> --
> > > > > >>>>> gter list https://eng.registro.br/mailman/listinfo/gter
> > > > > >>>>
> > > > > >>>>
> > > > > >>>>
> > > > > >>>> --
> > > > > >>>> Douglas Fernando Fischer
> > > > > >>>> Engº de Controle e Automação
> > > > > >>>> --
> > > > > >>>> gter list https://eng.registro.br/mailman/listinfo/gter
> > > > > >>>
> > > > > >>>
> > > > > >>>
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