[GTER] Como usar VRRP com fornecedores de link?

Kurt Kraut listas at kurtkraut.net
Tue Aug 13 23:30:24 -03 2013

Olá,

Estou desejando implementar VRRP em dois roteadores de borda de um cliente.
Atualmente ele usa links dedicados como usuário final, sem estabelecer BGP
com os fornecedores. Mas meus planos envolve obter um ASN para ele e usar
os próprios blocos de IP pois este cliente tem uma exigência por alta
disponibilidade.

Daí minha iniciativa de implementar o VRRP na borda da rede, utilizando
dois roteadores. Fazê-lo para LAN é tranquilo, basta ligar os dois
roteadores no mesmo segmento Layer 2 de rede. Quando um cair, o outro
assumirá o IP do roteador e as máquinas em LAN passarão a mandar o tráfego
para o roteador que assumir.

Mas e em relação aos fornecedores de link, como fica o cabeamento? Só é
possível se o CPE que me entregarem tiver duas saídas ethernet para que eu
ligue cada uma em meus roteadores de borda? Se sim, isso é comum/usual ser
provido pelo fornecedor?

Desde já agradeço pela atenção,

Kurt Kraut (listas at kurtkraut.net)