[GTER] FC 8Gb vs iSCSI 10GB

Marcus Grando marcus at sbh.eng.br
Tue Apr 30 16:19:15 -03 2013

Opa,

Eu gosto dos 3 e acho que cada um tem seu nicho de mercado. Você pode utilizar conforme a sua demanda e não se prender em somente 1 por convicção.

Você pode ter iSCSI com initiator por soft sem QOS para coisas básicas, como pode ter iSCSI com initiator na placa, jumbo frames, QOS, etc para coisas mais avançadas.

Também pode utilizar FCoE se estiver começando a fazer novos investimentos ou mesmo somente FC se ainda estiver recioso sobre a convergência das redes.

No final o que tu precisa é revisitar os requisitos do teu negócio e verificar quais deles trarão o melhor custo vs benefício. Para todos os problemas listados de CPU, Multipath existem hardwares e softwares capazes de suprir.

Abraços
--
Marcus Grando
marcus (at) sbh.eng.br