[GTER] FC 8Gb vs iSCSI 10GB

Douglas Fischer fischerdouglas at gmail.com
Tue Apr 30 12:11:10 -03 2013

Senhores,
a conversa já bateu por aqui no passado, mas retomo ela pois em um processo
de compra que estou realizando, alguns fabricantes se colocam contra o uso
de iSCSI 10Gb.

Estou em um processo de compra de Storages e Servidores e, como meu legado
de SAN FC é mínimo(apenas alguns DAS), pretendo utilizar iSCSI sobre 10Gb e
nada de FC.

Eu já havia analisado alguns comparativos de trhoughput passando por
argumentos como:
 - Modulações 8x10 e 64x66
 - Overhead Ethernet, IP, e TCP

Mas os integradores trazem argumentos como:
 - Aumento de uso de CPU em iSCSI 10Gb
   - Eu já tinha analisado, mas não me recordo de um impacto tão grande.
   - Passei inclusive por placas TOE, mas achei que esse dinheiro sendo gasto
na performance do servidor teria mais efeito.
 - Questão da escolha de caminho em multiplas NIC
   - Bastante apelo do tal PowerPath, e o MPIO
 - FC 16Gb
   - Aí eu me pergunto como fica isso comparado com iSCSI 40Gb

Me lembro de uma apresentação sobre isso na últma GTER e empalavras curtas
a conclusão foi:
"Se não tem legado, não vá para FC."

Os colegas poderiam contribuir para essa análise?

--
Douglas Fernando Fischer
Engº de Controle e Automação