[GTER] Condomínio Horizontal Dicas

Igor Luiz Oliveira de Souza igorluiz at solic.com.br
Tue Apr 16 16:57:07 -03 2013

Vejo 2 problemas, que você deve tomar bastante cuidado:
1) De quem é a propriedade da rede metálica de telefonia? Do condomínio ou
dá operadora? Caso seja da operadora, você teria livre direito de uso?
2) Muito cuidado, pois essa economia de rede "pronta" agora, pode sair
muito cara no futuro... Explico:
Você acha que esses 800 telefones atualmente (ainda que vez ou outra) não
geram suporte para a operadora de telefonia?
O grande problema é que na hora que você colocar seu sinal ADSL nessa
estrutura, TUDO e QUALQUER soluço que acontecer nessa rede de telefonia,
vai ser atribuído ao seu sistema ADSL, ainda que você não tenha culpa
nenhuma. A dor de cabeça com isso não tem preço.
Isso não é só uma suposição, é um relato de quem tem uma estrutura similar
a essa, instalada a 1 ano e meio atrás e agora estou fazendo toda rede
independente, pois o nível de suporte e desgaste (sem termos qualquer
culpa) já ultrapassou o limite do suportável.

Tecnicamente falando, sem dúvida a tecnologia mais indicada, que nasceu pra
o seu caso, é DSL... seja ADSL, ADSL2+, VDSL... enfim... seria tecnicamente
perfeito.
Mas a realidade por conta do que citei a cima, mostra justamente o
contrário.

--
Igor Luiz

--