[GTER] Condomínio Horizontal Dicas

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Tue Apr 16 03:05:23 -03 2013

2013/4/12 Obesao <obesao at gmail.com>

> Pessoal estou com uma duvida. gostaria da opinião dos senhores.
> Ganhei uma licitação em um condomínio vertical onde tem 800 moradores. e
> neste condomínio já existe o sistema de telefônia, por par metálico.
> novinho zero em folha.
> A minha duvida é a seguinte compensa usar ADSL , empilhando mini IPDSLAN 48
> portas, ? comprar um DSLAN parrudo pra atender tudo em um só rack , ou usar
> HPNA ?

HPNA nem pensar. HPNAv1 é muito lento, HPNAv3 tem limite reduzido de
usuários.
A tecnologia ideal em custo benefício aqui é ADSL 2+, mas os DSLAMs de 48
portas tem um custo por porta muito alto... se a licitação vai te trazer um
número grande de assinantes (ex: 400 ou 800),  aí você pode usar
equipamentos de 200 ou 400 portas que compensam bem mais.

Outro detalhe. é achar algum equipamento que consiga ser finianciado pelo
> BNDS é outro desafio.

Essa parte é de difícil a impossível. Melhor considerar outras hipotéses
como financiamento pelo fornecedor.

> Estou colocando tudo na ponta do lápis para ver qual seria o melhor custo
> beneficio para atender este condomínio com links de velocidade de até 10MB

Só precisa pensar no que você vai fazer para oferecer 35 Mbps no futuro...

Rubens