[GTER] Ptt free

Percival Henriques de Souza percivalhenriques at gmail.com
Thu Apr 11 07:58:08 -03 2013

Eu conheci um caso onde os provedores locais começaram a trocar tráfego
entre si e logo em seguida a operação foi assumida pelo prt.br

Penso que o sucesso de um ptt dependa de 5 coisas:

1. Neutralidade — quem toca não pode ter conflito de interesse com os
participantes;

2. Sustentabilidade — não pode faltar dinheiro no final do mês para pagar a
energia e também não pode desligar a tomada a noite ou no final de semana
para economizar, como já aconteceu em um dos ptts oficiais. Alguém têm que
pagar a conta e não eh baixa;

3. Confiança — Quem dirige o ptt precisa ser confiável, não da para confiar
em alguém que não compre acordos não entrega produtos ou serviços acertados;

4. Estrutura adequada — Um ptt precisa atrair muita gente para ter sentido.
Se for para tocar entre dos ou três não têm sentido nenhum, os equipamentos
precisam ser de primeira linha, assim como rede eléctrica, etc.

5. Capacidade técnica — precisa de uma equipe dedicada para resolver os
problemas e mais ainda, agir de forma preventiva para que esses problemas
não venham a acontecer, isso custa caro.

O orçamento do NIC.br e da RNP, onde estão a maioria dois ptts garantem
isso. Se alguém responde automaticamente a essas cinco premissas e ainda
têm orçamento para tal. Boa sorte.

Forte abraço a todos

Percival