[GTER] Utilizar Vlan em rede anel

Leonardo - IWtelecom leonardo.porto at iw.net.br
Mon Apr 8 10:00:52 -03 2013

Bom dia Tarcísio,

Você pode segmentar a rede por vlan que o spanning tree continuará
funcionando normalmente.
Colocando diversos roteadores para criar domínios menores de broadcast
você perderá a funcionalidade metro, não acho vantagem, mas claro que
depende do caso.
Não é necessário utilizar qinq, a menos que você precise transportar por
exemplo uma vlan de um cliente encapsulada dentro de outra vlan.

*Leonardo*