[GTER] Utilizar Vlan em rede anel

Douglas Fischer fischerdouglas at gmail.com
Mon Apr 8 13:37:08 -03 2013

Cuidado para não misturar os conceitos de L2(switchs e Vlans) e L3(Redes e
Roteadores).

   Você não precisa colocar um roteador(MK) para separar os domínios
de Broadcast
L2(Vlans).
   Mas eles precisarão estar separados em Redes(L3) diferentes.
   Como você já tem um SGE2000, sugiro que use eles como InterVlanRouting
para cuidar disso.

Outra coisa que não pode misturar é os conceitos dos protocolode de
redundância L2, (Spanning Tree, Anel, REP/EAPS)...

   Apesar de muitas vezes a topologia física em ambientes baseados em
spanning-tree ser um anel, o termo "ANEL" é mais comumente usado para
tecnologias como o REP/EAPS/FRRP/etc...
   Como teu cenário é bem simples, creio quem uma topologia física de dois
anéis físicos(leve uma fibra do SGE2000 lá para o 5º switch), e o uso do
Rapid Spanning Tree vai ser mais do que suficiente para quebrar o seu galho.
   Nesse caso, pensando no default, o spanning-tree vai rodar na Vlan 1. E
somando isso com o fato dessa "NHACAS" desses SMB só rodarem suas
interfaces de gerenciamenot na Vlan1, Sugiro que não use a Vlan 1 para nada
além desses 2 fins:"Spanning-Tree" e "Gerenciamento de Ativos de Rede".

Douglas Fernando Fischer
Engº de Controle e Automação