[GTER] Trafego Interface FreeBSD SNMP

Paulo Henrique paulo.rddck at bsd.com.br
Mon Sep 24 23:43:26 -03 2012

Em 24 de setembro de 2012 16:15, Patrick Tracanelli <
eksffa at freebsdbrasil.com.br> escreveu:

> em

> SNMP e tempo real não combinam; o protocolo não foi feito pra isso.
>
> Mas se você quiser algo "próximo" a tempo real pode usar o plugin Realtime
> do Cacti, ele faz snmpget em curtas janelas (até 1 a cada 5 segundos):
>
> http://docs.cacti.net/plugin:realtime
>
> Ou voce mesmo loopar um sheel script a cada x segundos dando snmpget no
> OID :-)
>
> Diz a lenda que gera um overhead ficar varrendo árvore SNMP de subsistemas
> de kernel, eu pessoalmente nunca vi nada significante no FreeBSD mas o
> [...]

E só para complementar o que o Patrick falou, não use traps até que não
consome muito na maquina que gera eles, mais no servidor não é dificil o
snmptrapd atingir 100% da CPU.
Use trap somente para casos extremos, interface que mudou o status de
operação coisa que é critico mais não constante como trafego.
Estou usando o Zabbix como snmpd capiturando trafego a cada 5 segundos, não
tive muitos problemas até o momento, porem o mapa está para atualizar a
cada 30 segundos, assim como o grafico em si.
Não houve consumo significativo de performance, mais sem traps, testando
nesse domingo a coisa ficou meio crítica para o servidor, quando mandei um
switch HP entregar todo o consumo nas 21 interface ativas via trap  para o
snmptrapd, no switch teve um acrecimo de 15% de processamento, já no
servidor o snmptrapd não mudou de 100% durante as 3 horas que mantive sobre
ele.

Att.
--
:=)><(=: