[GTER] Trafego Interface FreeBSD SNMP

Patrick Tracanelli eksffa at freebsdbrasil.com.br
Mon Sep 24 16:15:56 -03 2012

Em 24/09/2012, às 14:09, Luiz Antonio Moreau escreveu:

> Boa tarde a todos.
>
> Aguem conhece alguma forma de ler o trafego de uma interface no FreeBSD em
> tempo real através do snmp?
>
> FreeBSD 8.2 64bits
>
> Agradeço desde já

SNMP e tempo real não combinam; o protocolo não foi feito pra isso.

Mas se você quiser algo "próximo" a tempo real pode usar o plugin Realtime do Cacti, ele faz snmpget em curtas janelas (até 1 a cada 5 segundos):

http://docs.cacti.net/plugin:realtime

Ou voce mesmo loopar um sheel script a cada x segundos dando snmpget no OID :-)

Diz a lenda que gera um overhead ficar varrendo árvore SNMP de subsistemas de kernel, eu pessoalmente nunca vi nada significante no FreeBSD mas o bsnmpd (da base) tende a, aparentemente, ser mais leve (nada científico, só medição simples de retorno). Então sugiro usar ele pra essas coisas "intensas" ao inves do net-snmp.

Pra pegar em realtime na CLI (sem snmp) minha sugestão é o net-mgnt/rate

--
Patrick Tracanelli

FreeBSD Brasil LTDA.
Tel.: (31) 3516-0800