[GTER] Implementação de VRRP com RouterOS

Renato Frederick renato at frederick.eti.br
Wed Sep 19 17:10:01 -03 2012

Já tive um problema igual o seu, porém foi que:

A operadora forneceu o /29, porém na hora de assumir pela minha 2a
caixa,  ela não divulgava as rotas desta 2o sessão para os upstreams,
fazendo com que não adiantasse em nada. Ela não conseguiu manter 4
sessões BGP: caixa A com router A e B deles + caixa B com router A e B
deles, somente com 2 sessões ela conseguia propagar as rotas corretamente.

A solução foi, usando openbgpd, usar carp eusar 3 IP: um para a caixa A,
um para a caixa B e outro para o IP virtual do CARP.

Daí,  mandar o openbgpd subir a sessão bgp usando o IP virtual do CARP e
usar a diretiva "depend on carpX", sendo carpX a interface
CARP(normalmente carp0).

A operadora por sua vez fecha duas sessões somente, usando o ip virtual
do carp: Router A e B deles fecha uma sessão cada um, com o IP virtual
do meu carp.

quando a minha caixa A para, o meu CARP assume na B e a sessão BGP é
resetada na operadora e sobe de novo.

Divulgo para os 2 routers dele a mesma /20.

Caso o CARP for usado em cima do OPENBSD, não é necessário usar um /29,
pode-se deixar as interfaces que ligam á operadora sem IP e mandar o
CARP assumir naquela interface física. No meu caso, como é FREEBSD, este
recurso não tem na implementação dele, ele aprende em qual interface o
CARP vai associar através da combinação IP + máscara.

[]s