[GTER] Registro.BR DNS Slave - Sugestão

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Wed Sep 19 13:09:53 -03 2012

> Eu fico tentando imaginar o custo para o registro.br se o cara começar
> a usar TTL baixo pra criar um serviço de DNS dinâmico.
> No mínimo o Registro.BR teria que filtrar este tipo de configuração
> algo que tb poderia onerar para o registro.br.

Sim, apesar de em tese possível colocar quais critérios sobre
transferência, isso seria uma implementação nada simples. Seria quase
um Websense para AXFR.

> Uma alternativa para as interfaces seria a API que eles disponibilizam
> para provedores.

Além do EPP para alterar os servidores DNS, uma possibilidade é
utilizar o software que o Registro.br usa no serviço de DNS
autoritativo, que é publicado em open-source:
http://registro.br/dnsshim/

Ele dispõe de uma API que poderia ser integrada a um painel de
controle interno e com isso tarefas de gestão de zona DNS (incluindo
DNSSEC) já estariam resolvidas. Apenas a publicação é que precisaria
ser feita por algum prestador de serviço no mercado (Nettica,
UltraDNS, EasyDNS etc.).

Rubens