[GTER] O fim do mundo como nós o conhecemos

Patrick Tracanelli eksffa at freebsdbrasil.com.br
Fri Sep 14 13:51:09 -03 2012

Em 14/09/2012, às 12:26, Rubens Kuhl escreveu:

> E os endereços IPv4 no velho mundo acabaram...
>

> ... corram para as colinas.
> (onde há muitas árvores de IPv6)
>

> Rubens

Você sabe se existe alguma estratégia, nem que em estágio de conversa de botequim para reciclar e pegar de volta CIDR alocados mas não em uso?

Todos sabemos que aqui em terras tupiniquins, era uma prática comum simplesmente mentir descaradamente nos projetos para conseguir comprovar uso que justificasse alocação mínima de /20. Essa prática era comum também quando a tutela era da LACNIC, antes de ir pro NIC.Br, então temos anos dessa prática. No velho mundo idem, para alguns países.

Além disso todos sabemos que as operadoras ao ativar um BGP com CIDR próprio para cliente que antes era com rede da operadora, só cobra "devolução" da rede alocada quando a própria operadora parece precisar. Mas acredito que nunca devolvam ao NIC.BR ou LACNIC ou outro regional, de forma expressiva.

Além disso temos uma série de CIDR alocados para ASN que nem sequer os anunciam. São coisas absurdas como ISPs com /19 alocado que anuncia (e consome) /22.

Sem falar dos casos menos óbvios, de quem tem seu /20 padrãozão, anuncia seu /20 mas usa um /24 no máximo, as vezes /23. Esses dariam mais trabalho inventariar o quanto usam de fato.

Mas enfim, eu tenho pra mim algo óbvio pra todos, que o v4 só está acabando em 2012/2013 porque no passado esse recurso escasso foi esbanjado e sua alocação racional negligenciada. E não falo de um passado de início da Internet civil, falo de poucos anos atrás. Estaria tudo bem se hoje o uso de fato tivesse aumentado, mas a alocação indiscriminada e concessão idem de CIDR do passado não reflete hoje em uso autêntico em grande parte dos casos.

Vejo algo parecido hoje com a forma e tamanho com que o v6 vem sendo concedido e alocado e mais uma vez sem refletir integralmente sequer nas tabelas bgp v6. Mas devido ao tamanho do v6 tenho esperança de não ter chinês no mundo o suficiente ou endereçamento v6 mobile em peças de roupas o suficiente para concluir que a mesma coisa possa acontecer com v6, ao menos enquanto eu não estiver aposentado.

Mas o que eu me pergunto é se alguém vai ter coragem de correr atrás dos prefixos v4 desperdiçados, subutilizados ou simplesmente não (ou nunca) utilizados. Existem estratégias de fato sendo elaboradas pra isso?

Porque vejo o mundo numa preguiça danada de alocar v6. E o pior, uma cultura, de donos de provedores e detentores de ASN e CIDR de outros setores de negócio (lógico que não estou generalizando) simplesmente não ter um plano para v6, nem que de longo prazo.

Ontem mesmo ouvi de um diretor de infra de uma grande empresa de mídia nacional dizer:

 "ah não pra que ipv6? quem tem que se preocupar com isso são os provedores que precisam endereçar os usuários, agora eu que sou o produto final de onde os usuários querem chegar, os provedores vão ter que dar seus pulos para trazerem seus clientes ipv6 para minha infra-estrutura ipv4"

-- ou seja esse tipo de gestor de infra de um local que é referência nacional em mídia, que tem algum conhecimento técnico faz a gente pensar em tuneis 6to4 NAT-PT ou qualquer outra estratégia de transição com duração por tempo indeterminado.

No NIC.Br mesmo existe alguma estratégia após a etapa de "formação" e "educação" (ao meu ver exemplarmente executada no Brasil com os cursos de v6 e bgp para v6)?

Acho que alguma regra e punição/incentivo (doer no bolso sempre parece uma estratégia que funciona) pra quem não entregar dual-headed pra usuários finais, pra quem não tiver entradas DNS v6 ao menos para web e MX tudo até até um prazo/data (2014, 2015, ...)? Ou antes disso a simples inspeção de tabelas bgp e procurar desperdícios óbvios e pegar de volta um recurso que não pertence a quem tem a tutela do CIDR -- e essa tutela não dar ao cidadão o luxo de deixar parado só porque ele paga um valor qualquer anualmente.

Porque em pouco tempo começa a necessidade autêntica, justa e real de empresas e provedores precisarem de mais blocos v4 e tudo que terão disponível é v6 (num mundo com preguiça de correr pro v6), enquanto o vizinho ao lado tem v4 de sobra e parado.