[GTER] Monitoracao de Link

Patrick Tracanelli eksffa at freebsdbrasil.com.br
Wed Sep 5 15:54:44 -03 2012

Em 05/09/2012, às 11:43, Fabricio Tadeu Rodrigues Ramirez escreveu:

> Pessoal,
>
> Não sei se pode ser aqui essa duvida, porem vou perguntar , pois tem bastante gente de redes.
> Hoje eu preciso monitorar quanto cada vlan esta consumindo de banda de internet, porem com o cacti eu acabo monitorando a vlan inteira, inclusive o que acaba indo para outras vlans.
> Alguem já passou por um problema parecido ?? como resolveu ??
> Eu sei que com 2 vlans eu resolvo isso, onde utilizaria uma para internet e outra interna, porem não gostaria de fazer isso.
>
> Att,
> Fabricio Tadeu

Acho que a questão é mais sobre o que seu switch te oferece.

Se voce tem suporte a netflow pode mandar exportar pra um flow capture que pode ser o proprio cacti com o respectivo plugin, e ai voce gera estatisticas de todos os flows exceto os que são entre seu próprio CIDR.

Se seu switch suporta ACL e tem CPU soficiente pra isso, faz uma ACL que mede o tráfego que não seja entre seu CIDR, e plota gráfico desse contador de bytes.

Essa(s) vlan(s) se se conectam num Linux ou BSD voce pode monitorar na outra ponta colocando o softflowd, netgraph netflow ou mesmo regras de firewall e ai voce plota os gráficos a partir dos contadores. Nesse caso pode até usar o pass/extend do snmpd para gerar seus próprios OIDs caso seu sistema não suporte OIDs de contadores de firewall via snmp.

--
Patrick Tracanelli

FreeBSD Brasil LTDA.
Tel.: (31) 3516-0800