[GTER] Problemas ao Fechar Sessão BGP no PTT-SPO

Henrique de Moraes Holschuh henrique.holschuh at ima.sp.gov.br
Mon Sep 3 13:50:03 -03 2012

On 31-08-2012 19:46, Klemenson Leal Anacleto wrote:
> Uma coisa que para mim não ficou claro foi: Eu apenas estabeleço uma
> sessão com o PTT, não anuncio NADA, só estabeleço a sessão e
> simplesmente e tudo que vem do PTT deixa de trafegar em nosso AS....
> Não consegui entender isso ainda...

Lembre sempre que o tráfego vai no sentido inverso da informação de
roteamento (porque você usa rotas para aprender *destinos*).

Sem a sessão com o PTT:
[sua borda]  <---->  trânsito

Com a sessão com o PTT, se você não descartar tudo que aprende do PTT:
[sua borda]  <---->  trânsito
      !---->  PTT

(ou seja, algum tráfego vai *sair* pelo PTT).

Acontece o caso acima quando você sobe a sessão com o PTT, mesmo que
você não anuncie nada.  Experimente colocar um filtro para não só não
anunciar nada, mas também rejeitar todos os prefixos (ou seja, não
aprender nenhuma rota do ATM).

Se a conectividade com algum outro AS quebra quando existe assimetria, é
porque alguma coisa na sua rede, *ou na rede daquele AS*, não gosta de
assimetria no roteamento.

Não precisa ser problema na sua rede: se alguém no PTT estiver de saco
cheio com quem manda tráfego de prefixo que não anuncia no PTT[1] e
estiver com uRPF ativo, pode causar descarte desse tráfego que você está
enviando para o PTT sem ter uma rota de retorno anunciada também no PTT.
  Nesse caso, você só terá problemas com esses AS, os que não fazem uRPF
funcionarão normalmente.

[1] Aliás, o registro.br já avisou a todos que tráfego sem rota de
retorno é um problema recorrente nos PTTs, na apresentação que fizeram
da instalação das diversas instâncias do l-root que foram feitas em
vários PTTMetro.

Engenharia de Telecomunicações
TEL +55-19-3755-6555/CEL +55-19-9293-9464

e do custo que você pode evitar.