[GTER] Problemas ao Fechar Sessão BGP no PTT-SPO

Henrique de Moraes Holschuh henrique.holschuh at ima.sp.gov.br
Mon Sep 3 13:36:25 -03 2012

On 03-09-2012 11:28, Klemenson Leal Anacleto wrote:
> Henrique, infelizmente até o momento não consegui alguem para testar
>  comigo, porém quanto ao problema de MTU o pessoal que me fornece
> transporte ate o PTT (ANID) alega que o problema não é este  e que
> nada pode fazer, minha solução de imediato parece mesmo que é sair
> do PTT e cancelar o transpote.

Um problema que pode acontecer em certos transportes é a perda de
_alguns_ tipos de pacote para _alguns_ destinos PTT, resultando em
comportamento aparentemente bizarro.

Isso acontece quando o load-balancer do transporte seleciona o caminho
que o pacote vai fazer via hash, e um dos caminhos está com problema.
Dependendo do que vai no hash, pode por exemplo passar ARP para o
destino, mas não passar outros tipos de pacote  (por exemplo: ICMP, UDP
ou TCP).  E o problema pode, ainda por cima, estar em só uma direção, ou
mudar quais pacotes são perdidos quando muda a direção.

Mas acho que se fosse algo do tipo, o pessoal da ANID já teria
desconfiado pois eles com certeza deveriam monitorar se alguma perna do
load-balancer está com problemas...

De qualquer forma, não parece ser o que está acontecendo contigo.

Uma coisa que você pode fazer é rodar um arping em toda a range do ATM
do PTT (pausadamente, nada de mandar mais que 1 requisição por
segundo!), seguido de *um* ping para cada endereço que respondeu.  Veja
se não mostra algum problema de conectividade L2...

Engenharia de Telecomunicações
TEL +55-19-3755-6555/CEL +55-19-9293-9464

Antes de imprimir, lembre-se de seu compromisso com o Meio Ambiente
e do custo que você pode evitar.