[GTER] PTT-SP - Participantes prendendo rotas recebidas no ATM?

Bruno Cabral bruno at openline.com.br
Mon Sep 3 11:22:17 -03 2012

Ola

Concordo que o pessoal da Mikrotik lv não parece se preocupar com consertar bugs, eu mesmo tive problemas de estabilidade do BGP em 2009, na série 3.x, nunca respondidos, e ainda persistem alguns (poucos) problemas na 4.17 e na 5.19. Mas, como já foi comentado aqui, contornáveis. Voces lembram quando o RouterOS derrubou Ciscos pelo mundo todo pelo problema do AS-PATH length maior que 255? Se não fosse por ele, essa "feature" ainda estaria "escondida"

Obviamente ao chegar no limite teórico do hardware mikrotik atual, na faixa de 500Mbps, já se tem $ para uma solução mais robusta. O que me parece estar errado é essa solução começar em U$22500 com 20Gbps, deveria existir algo para 5 ou 10Gbps num preço camarada. Pelo que me disseram a caixa do MX5 é um MX80 que você libera por compra de licença de software. É mais ou menso como comprar um ultrabook com windows starter e pagar para ter mais aplicações rodando simultaneamente, um contra-senso!

Se surgir um port do vyatta para routermaxx ou powerrouter, a Mikrotik terá sérios problemas nesse mercado. Quanto a um port para o cloudcorerouter, acho improvável porque obviamente vão esconder o que puderem de documentação do sistema (como fazem com os itens GPLd do sistema, atualmente)

!3runo Cabral

--
Cursos e Consultoria BGP em Mikrotik, Vyatta/JunOS e Quagga/IOS
Novas turmas em http://www.cfide.com.br/cursos/