[GTER] Ferramenta de Content Filtering

Douglas Fischer fischerdouglas at gmail.com
Wed Oct 31 18:00:45 -02 2012

Não sei se(mais uma vez) não estou beirando o off-topic,
mas estou buscando uma ferramenta alternativa ao IronPort e ao WebSense e
similares.

Não estou esperando mágica:
"Uma ferramenta que tenha tudo o que tem nas ferramentas pagas, só que de
graça."

O que eu quero na verdade é uma ferramenta no estilo appliance virtual
   que possibilite o controle através de uma interface GUI
   do tipo de conteúdo WEB que o usuários irão acessar.
Se tiver algum tipo de integração Ldap ou Radius, muito melhor...

A parte do "estilo appliance virtual" é importante:
CD no drive, boot, install, parãmetros básicos, e "up and running".
   P.S.: Lógico que a fase de configuração de proxy dos endpoints
         já está sendo considerada como vencida.

Hoje a alternativa de baixo custo que temos às soluções comerciais
é baseada em squid, com mil-e-um apetrechos, modulo disso, lib daquilo,
configuração aqui, remendo ali, etc, etc, etc...

Acaba dando mais trabalho que resultado.

Importante:
Necessitamos de algo que fique SOMENTE no escopo do Content Filtering.
Não abordando roteamento, Firewall, VPN...
Sugestões com Endian, e similares já foram consideradas e só geraram dor de
cabeça.

A idéia é jogar a bola para o cliente gerenciar.
E acessando a interface desses UTMs, o cliente não sabe
diferenciar o que é filtro de conteúdo e o que é firewall.

--
Douglas Fernando Fischer
Engº de Controle e Automação