[GTER] Equipamento Robusto Distribuição WIFI em Faculdade

Shine eshine at gmail.com
Wed Oct 31 11:56:15 -02 2012

Rafael,

Antes de falar de produto, acho que é preciso ver bem o projeto de wifi.
A maior densidade de pessoas em um espaço pequeno é um desafio não somente
na potência, mas na distribuição do sinal, capacidade de agregação e
dependendo da cobertura, roaming. Pessoas são fortes fontes de atenuação e
vc está falando de uma pessoa por m2 e nem se sabe se essa pessoa usa
somente um dispositivo wifi. É um perfil bem agressivo.
No seu caso, acho que vale a pena ter uma avaliação de local (site survey),
ter uma empresa especializada para fazer esse projeto. Aí, tendo o que vc
precisa (mapeamento de canal, levantamento de frequência, saturação,
densidade de conexão, atenuação), fica mais fácil vc dimensionar o produto
que melhor atende.

O pouco que escrevi acima foi baseado em uma excelente apresentação que vi.
Tvz tenha uma apresentação nas reuniões do GT-ER falando sobre projetos de
wi-fi para apoiar, eu não sei. Mas sei que há excelentes profissionais
nesta lista, muito mais versados do que eu nesse assunto para dar
embasamento no seu projeto.

Em 30 de outubro de 2012 19:43, Rafael Ramos <rafael.ramos at newtelecom.net.br