[GTER] Sugestões de Hospedagem

Rafael Cresci cresci at gmail.com
Fri Oct 19 10:24:53 -03 2012

Renato,

As sugestões de serviços indicados podem ir em PVT, mas sua mensagem gerou alguns pontos que seria legal esclarecer mais publicamente pela lista, por isso respondo para a mesma:

> Um amigo me pediu uma ajuda em relação ao um hospedagem de um site deles
> aqui no Brasil, hoje o site está hospedado em 2 datacenter nos EUA pelos
> motivos que nem preciso explicar, só que hoje o site está entre os 40 mais
> acessados no pais, então a latência se tornou uma barreira para o uso do
> serviço, pois tipicamente temos latência internacional acima dos 100ms.

Primeira pergunta: O gargalo está realmente na latência? Como chegaram nesta conclusão?
Ela só é sentida acima dos 200-220ms na carga de sites; o que realmente sente com latencia que necessita ser baixa são 2 coisas apenas: jogos e streaming ao vivo com interatividade.
O problema pode estar localizado também na banda do datacenter onde o site se encontra, pode ser coisa não-otimizada para o Brasil ou podem estar fazendo overselling.
O problema também pode ser melhorado usando CDN nacional para distribuir elementos estáticos dos sites, mantendo os servidores e processamento fora.

> Em um papo com esse amigo falei sobre o projeto dos ptt´s Metro-SP e
> Terremark que seria interessante eles estarem no Brasil em um IDC que
> tivesse conexão com os dois ponto, e a melhor localização disso hoje é São
> Paulo pela magnitude do projeto e trafego gerado pelo site que tem
> exclusivamente conteúdo para o publico nacional.
>
> Então queria ajuda principalmente do pessoal que trabalha com Host
> informações como como trazer esse serviço para hospedar no Brasil, já que
> iria agregar ao IDC uma ótima banda, e para o pessoal do site a redução na
> latência.

Estar no PTT-Metro seria uma vantagem, mas ele não poderia dispor da infra nos EUA ainda, porque as grandes operadoras não trocam tráfego no PTT. A menos que a base de usuários do site fosse toda localizada nos provedores de acesso que lá estão, o que tende a ser de difícil a quase impossível. Eles estando no PTT ainda teriam de comprar trânsito da Oi e da Telefonica e da GVT. Se comprar de uma só pode ocorrer as famosas quedas de conectividade que temos sempre (os triplos rompimentos de fibra) e ter "apagão", ou pode ocorrer de ter de sair até Miami para fazer peering com outra operadora e voltar ao Brasil e assim efetivamente dobrar a latência ao invés de diminui-la. Que eu conheça há apenas poucas exceções, como a Alog e a Terremark, com os seus respectivos produtos de MRS (banda do próprio datacenter ao invés de contratos proprios com cada operadora).

Fora que o PTT não é de graça, isso é uma ilusão. Você incorre em custos salgadinhos para chegar até o mesmo, seja por fibra apagada ou pagando o transporte L2 até o mesmo (compartilhando o custo com o PIX e pagando os cross-connects). E ainda por cima, tem que convencer os outros a quererem trocar tráfego contigo, seja gratuitamente, seja de maneira paga.

Na verdade, o peering não vai resolver o problema, e sim criar mais alguns outros, incluindo a complexificação da rede :-)

> Alguns dados, hoje ele tem 10,2 TB de banda por mês, cerca de 30
> servidores, maquinas com 32g de ram sempre de ponta, eles nunca fizeram
> cotação com nenhum datacenter nacional, como eu sou da área de Telecom e
> não trabalho com hospedagem só estou ajudando a eles uma definição do qual
> é o melhor caminho a seguir, peço ao pessoal da lista que eu acho os mais
> indicados que me repasse dicas para encaminhar para que eles negociem
> depois.

Alguma coisa não está batendo nestes números.
10TB de banda é igual a 30-50Mbps de uso. Isso é por servidor ou no total?
Em ambos os casos, é pouco "suco" a ser retirado de tanta máquina, a menos que estejam pessimamente otimizadas.

O cliente está preparado para a conta salgada mensal?
Considerando os 10TB totais, só de banda ele estaria gastando R$ 3.000-10.000/mês se comprar trânsito nacional, mais uns R$ 6.000 de rack e energia (para servidores 1U; ou R$ 11.000 para servidores 2U pq precisa de mais um rack em se contando 30 maquinas). Se for 10TB por máquina, multiplique isso por 30…

Ambos os volumes de banda 50Mbps ou 1500Mbps) não justificam preços por mega tão baixos, acima de 1Gbps talvez vc consiga uns R$ 50/Mbps sem BGP, fora isso, vc consegue a uns R$ 100-250/Mbps sem/com BGP.

Falando nas maquinas, nos EUA o custo de compra médio é o seguinte (Supermicro):
Xeon E3-1230 com 32GB RAM: US$ 1200
Dual Xeon E5-2620 com 32GB RAM: US$ 2500

No Brasil, será em torno do seguinte:
E3-1230: ~R$ 4500 (SINCO 2U), ~R$ 6000 (Dell 1U)
E5-2620: ~R$ 8200 (SINCO 2U), ~R$ 12600 (Dell 1U), ~R$ 7700 (Dell 1U E5-24xx)

A 30 máquinas (valores acima por máquina, para compra) vê-se que o investimento inicial é no mínimo dobrado e em 3 anos elas viram sucata.

Fora os roteadores a uns US$ 24.000 cada um (dois para ter redundância), custo no Brasil (nos EUA é a metade). E firewalls ou outros equipamentos de segurança.

Isso é só uma micropartícula de idéia inicial para vc ver que o buraco é bem mais embaixo do que apenas a redução de latência. Tem muito, mas muito mais variáveis inclusas nessa bodega. Na teoria parece fácil, mas a "banda é grátis no PTT" é uma das piores ilusões simplificadas que já vi na vida.

[]s
Rafael Cresci