[GTER] Quais sub-redes utilizar p/ roteamento - Consenso?

Danton Nunes danton.nunes at inexo.com.br
Thu Oct 11 09:05:04 -03 2012

On Thu, 11 Oct 2012, Diogo Montagner wrote:

> Douglas,
>
> Isto depende muito de como eh a arquitetura de sua rede.
>
> Voce pode tambem utilizar /31 para enlaces ptp.

correto, em redes em que 'broadcast' não faz sentido não há necessidade de
alocar endereços para isso. /31 tem somente dois endereços: 'aqui' e 'lá',
mas, por favor, não anunciem esses micro-blocos para seus vizinhos.

eu pensava em por que não usar os endereços de enlace local para isso,
como os fe80:: do IPv6, mas percebi que apesar de funcionarem bem podem
tornar a rede ingerenciável. como fazer para dar um ping de longe numa
interface que só tem endereço local?

-- Danton.