[GTER] Quais sub-redes utilizar p/ roteamento - Consenso?

Diogo Montagner diogo.montagner at gmail.com
Wed Oct 10 20:34:50 -03 2012

Douglas,

Isto depende muito de como eh a arquitetura de sua rede.

Voce pode tambem utilizar /31 para enlaces ptp.

Geralmente, o pessoal aloca um bloco grande para infra e deixa o
proximo bloco pre-alocado para infra (em caso de expansao). Se este
bloco serah /24, /23 ou outro tamanho, isto depende do tamanho da sua
rede e da projecao de crescimento.

Se for uma rede nova, tente planejar bem o IGP dela e faca a alocacao
de enderecos obedecer o design do IGP.

Geralmente blocos sao alocados por regiao ou POP, dependendo do escopo
e tamanho. Isto eh para facilitar uma possivel sumarizacao ou
otimizacao de roteamento que possa ser requerida no futuro.

Nao soh isto, mas por exemplo, se voce quiser ter servicos
diferenciados por regiao, voce poderah facilmente separa-los por
blocos de IPs. Mas isto tb pode ser atingido por comunidades BGP.

Eu gosto bastante do livro do Jeff Doyle sobre este assunto: Desining
Large IGP Networks.

[]s

Sent from my mobile device

./diogo -montagner