[GTER] Controle de banda no JUNOS

Fábio - RJ Network fabio at rjnetwork.com.br
Wed Oct 3 12:18:22 -03 2012

Tenho algumas dúvidas com relação ao controle de banda no JUNOS.

Estou fazendo uns testes com uma configuração mais ou menos assim: policer
e shaping.

set groups CLIENTE
interfaces ae0 unit 10 family inet policer input 10m
interfaces ae0 unit 10 family inet6 policer input 10m
class-of-service interfaces ae0 unit 10 shaping-rate 10m
firewall policer 10m logical-interface-policer
firewall policer 10m if-exceeding bandwidth-limit 10m
firewall policer 10m if-exceeding burst-size-limit 64k
firewall policer 10m then discard

Reparei que esse controle não está funcionando corretamente. Quando o link
é pequeno, a diferença é pouca. Com 2Mbps, por exemplo, consigo chegar até
1.94Mbps. Se eu alterar o controle para 2.1Mbps, chego em 2Mbps.

Mas aumentando o link para 150Mbps, não consigo utilizar mais que 145Mbps.

No exemplo, fiz uma alteração trocando 10m por 10000000, mas não notei
muita diferença.

Alguém tem ideia do que pode estar ocorrendo? Alguém usa esse controle de
maneira diferente?

Dê repente estou fazendo alguma coisa errada, então quero primeiro entender
os porquês antes de solicitar um apoio da Juniper.

Qualquer experiência sobre o assunto é bem vinda.

--
Fábio R. Hernandes
RJ Network - Tecnologia Integrada