[GTER] Forwarding através da porta de ingresso

Andrez eduardo.andrez at gmail.com
Tue Oct 2 08:59:50 -03 2012

2012/10/1 Danton Nunes <danton.nunes at inexo.com.br>

> On Mon, 1 Oct 2012, mail gter wrote:
>
>  A peculiaridade a qual me refiro está no fato do switch fazer o forwarding
>>

> e qual é o problema disso? em redes locais isso é super comum. por
> exemplo, quando o switch ainda não mapeou o endereço MAC de destino ele
> copia o frame para todas as portas, inclusive a entrante.
>

>  Aos meus olhos, corrijam-me se estiver errado, mas se o frame for
>>

> não entendi o lance do loop. que "algum switch" é esse que rebateria o
> frame? Os switches interligados tem que se organizar em estrutura de
> árvore, não há loops.

Acho que não é tão comum assim não Danton. Um switch não deve devolver um
frame pela porta que ele entrou. Se ele fizer isso e do outro lado também
for um switch com mesmo comportamento, para matar a rede basta enviar
alguns frame para unknow-unicast. Os dois switches ficam devolvendo o frame
um para o outro até 21/12/2012. Se o destino do frame está na porta que eu
recebi então ele também já recebeu esse frame, salvo em situação como
 private vlans. Devolver na mesma porta é hairpinning.

Fora esse "detalhe", já vi OLT xereta que não deixar 2 clientes na mesma
OLT se verem mesmo se o switch devolver o pacote. Se o mac existe do lado
PON, qualquer mac que vier do lado "wan" com a mesma origem que já existe
do lado PON a xereta bloqueia. Isso também mataria a sugestão do Rubens mas
não é caso geral.

Restando então.......llid bridge na OLT ( talvez a melhor se tiver suporte
)? Switch com hairpining*? VPLS? Colocar equipamentos em todos os pontos do
cliente e tunelar?

*
http://www.cisco.com/en/US/docs/switches/metro/me3600x_3800x/software/release/12.2_52_ey/configuration/guide/swevc.html#wp1051612

[]'s