[GTER] Forwarding através da porta de ingresso

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Mon Oct 1 17:03:08 -03 2012

> Contudo, essa semana surgiu uma situação peculiar, pois ambos as ONUs
> encontram-se conectadas na mesma OLT. Neste caso teríamos apenas uma porta
> do switch configurada na VLAN e surgiria uma situação atípica, pois o
> switch teria que rotear a VLAN através da porta de ingresso.
>
> Parece-me até coerente que o switch não faça o roteamento neste caso pois
> poderia ocorrer uma circunstância de loop, mas há alguma forma de fazê-lo ?
> do contrário qual a solução indicada ?
>
> Os switches são Cisco SG-300.
>
> Gostaria de resolver esse impasse sem a necessidade de um router na rede,
> [...]

Não um roteador, mas o jeito de resolver isso passa por um dispositivo
externo. Você vai precisar marcar cada OLT com uma VLAN distinta, e
colocar ou bridge que interligue essas VLANs. Um tramb^H^H^H^H^Hmétodo
não-ortodoxo de fazer isso é colocar um cabo entre duas portas do
switch onde está ligada a OLT, sendo que uma das portas está na VLAN
da OLT1 e tem essa VLAN como default untagged e a outra porta está na
VLAN da OLT2 e essa VLAN como default untagged. Você vai precisar
desligar protocolos "xeretas" que avisem deste "native vlan mismatch"
como o CDP. Essa é a única solução com um disposito externo passivo (o
cabo de rede); um switch que faça VLAN-translation seria um jeito
menos gamb^H^H^H^Halternativo, e escala melhor para mais clientes com
essa necessidade.

Rubens