[GTER] PTTs - Grandes provedores de conteúdo - Investimentos - CDN

Douglas Fischer fischerdouglas at gmail.com
Tue Nov 27 08:49:57 -02 2012

Com o problema ocorrido ontem c/ os sistemas do Google,
este retirou-se temporariamente do PTT-SP.
(Pelo que eu imagino até colocar a casa em ordem)

Isso levantou novamente polêmica sobre a disponibilidade
do PTT.

Em threads da CAIU alguns chegaram a falar coisas como:
"Mas pra que o PTT então?" E coisas do gênero.

E a thread que tratou mais especificamente sobre isso foi
a "[caiu] ptt down geral".
http://eng.registro.br/pipermail/caiu/2012-November/017607.html

O colega Kurt Kraut demonstrou elegantemente, com direito
a vários links p/ gráficos, que o PTT continuava operante.

E arrebatou a questão com sua colocação metafórica:
   Ou seja, metaforicamente você está aqui falando que há
   um shopping que está totalmente fechado. Eu estou
   alertando que não é verdade, que é apenas a maior loja
   deste shopping é que está fechado. O resto continua normal.

Mas as colocações que mais me chamaram atenção foram as do
colega Eduardo Reis, sobre:

 - O uso do transporte do próprio Google para chegar no
   cluster do Google na Argentina EZE.
 - O investimento para levar de 40 para 80 Gbps o uplink do
   pix da GBLX/L3

OK, contei a historinha p/ trazer a thead da CAIU p/ GTER.

Buscando na história a lógica para a criação da Internet.
A idéia era não colocar todos os ovos numa cesta só.

E sei que vão me chamar de interiorano, bairrista, etc, etc

Mas é exatamente o que estou vendo que está acontecendo
com o PTT-SPO.
A instituições competentes, as operadoras, os grandes
provedores de conteúdo, e governo(não sei até que parte)
Estão fazendo GRANDES investimentos com um foco excessivo
em SPO.

Levanto aqui a questão, quantos % do trafego do PTT-SPO
é realmente de ASNs de SPO?

Digo isso porque sei de provedores do Oiapoque ao Chui
comprando transporte até o PTT-SPO. Chegando lá com
através de mil-e-um tunelamentos resultando em latência
na casa até dos 80 ms.
E mais absurdo ainda, as vezes dois vizinhos de mesma
cidade longínqua vão até o PTT-SPO para "trocar tráfego".

P.S.: Já soube de casos que a latência entre dois ASNs
      de uma mesma cidade era maior pelo PTT do que pelos
       upstreams.

--------------------------
Juntando as duas conversas
--------------------------

Será que não seria cabível alguma solução do gênero:

1-Forçar/Incentivar esses grandes provedores de conteúdo
  a manter um cache em cada uma das 5 regiões do país?

2-Governos e órgãos competentes viabilizar transporte
  EXCLUSIVO aos grandes provedores de conteúdo até todos
  os demais PTTs do Brasil?

Surge a dúvida:
No caso do Google, é óbvio. Mas o que qualifica um ASN
como "grande provedor de conteúdo"?

Falando um pouquinho de Content Delivery Network

Pelo pouquinho que eu sei, o segredo do sucesso das CDNs
é conseguir mandar o cliente para o ponto de retransmissão
mais próximo dele.
E isso é feito como base na região de origem do cliente.

Agora pensem no "balaio de gato" que vira essa lógica da
origem se eu estou atendendo uma requisição que veio do
PTT-SPO, mas o cliente está originalmente lá no Amapá.

Finalizando

Na verdade não resolvi nada, só compliquei!
Mas o objetivo é realmente provocar a discussão do tema.

--
Douglas Fernando Fischer
Engº de Controle e Automação