[GTER] Arquitetura de Rede

Douglas Fischer fischerdouglas at gmail.com
Mon Nov 26 13:23:53 -02 2012

Augusto,
sobre tipos de arquitetura:
   Acho que você não vai conseguir fugir muito do
   Núcleo/Distribuição/Borda...
   Aí existem vááááááaááááarias opções de como faze isso.

Sobre o uso de Vlans:
Não se ofenda, mas a pergunta é um pouco superficial.

   Não tem como pensar numa estrutura minimamente
   organizada e escalável sem Vlans.
      Até porque(não limitado a isso, mas principalmente)
      equipamentos L3 de qualidade costumam ser caros,
      e equipamento L2(vlans) nem tanto.
      Então você leva L2 até o cliente,
      e roteia tudo num ponto só(ou dois por H.A.)

Recomendo leitura de materiais sobre
"Arquitetura e Design de redes".

Douglas Fernando Fischer
Engº de Controle e Automação