[GTER] Solução temporária para BGP x86.

Henrique de Moraes Holschuh henrique.holschuh at ima.sp.gov.br
Mon Nov 19 16:31:52 -02 2012

On 19-11-2012 11:12, Douglas Fischer wrote:
> Falando de softrouter(que não é minha praia), e analisando a tendência das
> tecnologias dos fabricantes, o que os senhores pensam sobre o uso de
> non-cisc para essa função?
>
> Falando de caixas fechadas mais consagradas no mercado(Cisco, Brocade,
> Juniper, Alcatel, e etc..) o que realmente MATA a pau nesses caras são o chips
> dedicados - ASIC.

ASICs estão em queda, estão trocando por arquiteturas baseadas em NPs,
que até onde eu sei são RISCs altamente especializados (e BEM CAROS),
aliado a uma CPU de uso geral para o routing engine.

O QuantumFlow da Cisco roda em NP high-end de prateleira (pelo menos
nos ASK9k mais antigos), por exemplo:
http://www.ezchip.com/p_np3.htm

> E desses novas caixas mais na linha chalenger (MK, UBNT, etc...) a maioria
> está enveredando para os MIPS e multi cores (a MK tá vindo com 32 cores né?)

32 cores RISC na mão desses caras vão resultar num software router que é
32 ou 16 vezes
menos pior que as RBs do momento.  Se for possível rodar algo que preste
e não sofra de
episódios de esquizofrenia roteotônica e ataques de psicose
frameopática, passa a ser
interessante.  É esperar para ver...

> Do pouco que me lembro de arquitetura de computadores, roteamento é um
> processo simples que demanda baixo poder de processamento.

Só que não é roteamento. É roteamento, firewalling, accounting, QoS,
alteração de
pacote... tudo isso milhões de vezes por segundo.  Continua não sendo
tão complexo,
mas demanda altíssimo poder de processamento devido ao volume, e muita
largura
de banda de memória.

--
Henrique de Moraes Holschuh<hmh at ima.sp.gov.br>