[GTER] Opinião sobre Cache Web

Anderson Araújo anderson.araujo.listas at gmail.com
Sun Nov 18 11:06:32 -02 2012

Isso tudo dependendo da sua carga, cache é realmente muito agressivo em
relação a IO, tomando como base o squid, até softraid é desaconselhado.
Maaas, se a sua unica função é economizar banda, pelo menos no squid você
pode aumentar o tamanho minimo de arquivo cacheado, isso impacta muito no
HIT Rate, mas quase nada em Byte Rate que é o nosso alvo principal, e tem
uma diferença grande no uso do IO de disco. A vantagem da virtualização
nesse caso é se tiver um pool, terá uma redundancia no hardware. Dependendo
da carga, não sou tão contra essa ideia não, mas em ambientes mais pesados,
acima de 50MB não acredito ser aconselhavel. Se o problema for maquina, o
que pode fazer é virtualizar, mas alocar alguns discos locais para o
cache_dir, pode até distribui-los entre os outros servidores e amarrar tudo
com cache_peer, mas ao amarrar a discos locais, você perde o fator
redundancia.

Att,

Anderson