[GTER] Estrutura física de um Data Center.

Oripide Cilento Filho ocilento at gmail.com
Mon Nov 12 16:14:57 -02 2012

Danilo:
Um livro em portugues talvez possa te ajudar:
- Data Centers - desvendando cada passo: conceitos,  projetos,
infra-estrutura fisica e eficiencia energética.
Paulo Marin - Ed. Erica

Quanto as Normas relativas a Data Center:
- ABNT-NBR 14565 de 12/07/2012 - Cabeamento estruturado para edificios
comerciais e data center. No anexo F existe melhores práticas para projeto
e instalação de  infre-estrutura para data centers.
- ANSI/BICSI - 002-2011 Data Center Design and Implemation Best Practices
- TIA 942 - Telecomunication Infrastructure Standard for Data Center (
sofreu alteração este ano )

Para a parte de segurança fisica existem algumas referencias dentro das
seguintes normas:

- ABNT NBR 11515: 2007- Guia de Práticas para segurança física relativas ao
armazenamento de  dados

- ABNT NBR/ISO 15999:2007 - Gestão da Continuidade de Negócios
<http://www.scribd.com/doc/15730533/Gestao-da-Continuidade-de-Negocios-e-as-Normas-ABNT-NBR-1599912007-e-BS-2599922007>-
outros padrões pertinentes

- ABNT NBR/ISO 31000: 2009 - Gestão de riscos - Princípios e diretrizes

- ABNT NBR ISO/IEC – 27002:2005 Tecnologia da Informação – Técnicas de
Segurança – Código de Prática para a Gestão de Segurança da Informação

abs,

Oripide