[GTER] Central PABX virtual da Vono

Eder Souza ederwander at gmail.com
Sun Nov 4 12:58:39 -02 2012

O volume de trafico não é um cálculo simples de se fazer, já vai fazer dois
anos, eu testei um asterisk até chegar ao seu limite, fiz alguns teste com
um Core i5 4MB, consegui em torno de 250 ligações simultâneas, lembrando
que usei alguns outros recursos que consomem bastante processamento,
gravações de todas as ligações, transcodificação de G729 para GSM e
vice-versa, isso quando o asterisk não explodia no console com alguns
warnings, era comum o asterisk se perder no transcoding causando algum tipo
de overflow, quando não utilizava transcodificações e nem gravações este
número dobrava fácil ou seja cheguei até 500 ligações simultâneas so
utilizando SIP, neste caso eu não fui ao máximo que ele poderia aguentar me
contentei quando cheguei nas 500 ligações !

Lembrando que dependendo do codec suas ligações podem saturar o link,
pegando o G729 na qual une uma boa qualidade com um bom consumo, tome como
média que em um link de 4MB com este codec vai conseguir em torno de 64
ligações simultâneas sem seu link abrir o bico !

[]'s

Eng Eder de Souza