[GTER] Re Re: Uso de AirMAX em equipamentos Ubnt (Rubens Kuhl)

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Thu May 24 23:30:10 -03 2012

2012/5/23 Francisco Neto <fjbvneto at gmail.com>:
> Em tese concordo com Rubens (baseado em Teoria e Prática) em partes.
>
> Discordo apenas na questão da abordagem para links muito longos, quando se
> tratar de ponto a ponto, não vejo utilidade em controle de pooling via TDMA
> na abordagem ponto a ponto (Ponta A <-> Ponta B), sim um protocolo de
> controle de acesso a mídia associado a uma boa abordagem de modulação (Como
> ocorre em equipamentos da Motorola ou RAD ou Alvarion), como o caso de uso

Bom, o AirMax é um protocolo de controle de acesso à mídia... Wi-FI é
half-duplex, então mesmo um link ponto-a-ponto tem chance de colisão e
necessidade de controle. O que acontece é que com o CSMA/CA padrão,
que implementa "virtual carrier sense" (que é assumir o canal ocupado
por toda a duração do frame a partir do momento que se sabe o datarate
e se recebe o tamanho do frame) é que ele consegue ser muito eficiente
até um determinado tempo de propagação no cenário onde há apenas 2
concorrentes e eles recebem 100% dos pacotes do outro (pois estão em
linha de visada ou quase).

> O Airmax inclusive tende a funcionar melhor com o uso da abordagem de
> sincronismo via GPS da Ubnt (aka Rocket M5 GPS), em ambientes ponto a
> multiponto.

Isso era o que eu imaginava, mas a UBNT está até hoje apanhado para
acertar a operação dos modelos com GPS. Os produtos que eu acreditava
"killer" mataram mais seus próprios usuários do que o mercado...

Rubens