[GTER] Mikrotik x Filtros com ASN 32 bits

Henrique de Moraes Holschuh henrique.holschuh at ima.sp.gov.br
Thu May 24 10:53:21 -03 2012

On 24-05-2012 10:04, Henrique de Moraes Holschuh wrote:
> Você pode usar extended communities se todos os seus roteadores
> souberem o que fazer com elas. Elas funcionam da mesma forma que
> communities normais, mas como são padronizadas e tem um formato
> interno, você precisa fazer um pouquinho mais de dever de casa antes
> de usar. Sugiro estudar como foram usadas em alguns RFCs para
> sinalização (por exemplo, são utilizadas para divulgar MPLS VPLS via
> BGP).

Completando, já que eu já fiz o dever de casa para refrescar a memória:

Use RFC 5668.  Já tem um subtipo reservado para uso genérico que é o que
você quer, mas ele ainda não está em RFC.

http://www.iana.org/assignments/bgp-extended-communities

Registry Name: Four-octet AS Specific Extended Community
Reference: [RFC5668]
Range                                     Registration Procedures
----------------------------------------  -----------------------
0x0200-0x02ff Transitive communities      First Come First Served
0x4200-0x42ff Non-transitive communities  First Come First Served

Registry:
Type Value     Name                                           Reference
  Date
-------------  ---------------------------------------------  ---------
  ---------------------
0x0202         four-octet AS specific Route Target            [RFC5668]
0x0203         four-octet AS specific Route Origin            [RFC5668]
0x0204         transitive generic four-octet AS specific
[draft-ietf-idr-as4octet-extcomm-generic-subtype]
0x0205         OSPF Domain Identifier                         [RFC4577]
0x0209         Source AS                                      [RFC6514]
0x0210         Cisco VPN-Distinguisher                        [Rosen]
   2012-04-10
0x4204         non-transitive generic four-octet AS specific
[draft-ietf-idr-as4octet-extcomm-generic-subtype]

Você quer o tipo 0x0204 (transitive generic four-octet AS specific) ou o
tipo 0x4204 (non-transitive generic four-octet AS specific), dependendo
do que você quer que aconteça com a community.  O normal seria utilizar
0x0204.

O draft está aqui:

http://tools.ietf.org/html/draft-ietf-idr-as4octet-extcomm-generic-subtype-05

Quagga e BIRD versões recentes usam extended communities sem problemas
nos route-maps (Quagga) e funções filtro (BIRD).  Cisco e Júniper com
firmware relativamente recente, também aceitam.  O resto, não faço ideia.

Engenharia de Telecomunicações
TEL +55-19-3755-6555/CEL +55-19-9293-9464

e do custo que você pode evitar.